[GTER] BGP

Jeronimo de A Barros jero at i2.com.br
Wed Jul 17 15:21:00 -03 2002

Oi...

	O trafego sainte e bem facil de controlar, bastando manipular, por
exemplo, os pesos das rotas que voce recebe (por falar nisso, esta solucao
seria considerada "elegante" ou existem abordagens mais eficientes ?).
Assim voce consegue balancear "bit-a-bit" o seu trafego de saida. Aqui por
exemplo eu coloco o trafego nacional (mais intenso) saindo pelo link maior
e o internacional (bem menos) no link menor.

	Ja' o trafego entrante e' outra historia e vai depender, em parte,
das facilidades que os seus backbones oferecem, veja com eles quais
communities estariam disponiveis para voce influenciar o seu anuncio pra
fora. Em ultimo caso, anuncios especificos de prefixos maiores, /24 ou /23
por exemplo, podem resolver o problema dividindo o trafego de sua rede.
Isto nao balanceia realmente o trafego mas tambem nao faz a sua rede
perder a redundancia que o BGP pode oferecer.

	O CANIP pede pra nao fazer isso, que o menor anuncio permitido e'
o /20, etc., mas como ainda nao sao todos os backbones que tem suas redes
realmente adequadas `a clientes BGP, esta torna-se a unica solucao viavel
na maioria dos casos.

Abracos, Jero