[GTER] Ajude-me bloqueio .mil!

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Mon Dec 30 21:40:01 -02 2002

>Digo isso pois todo e qualquer exemplo teu em mensagens é sempre
"Telefonica",
>como se ela fosse aquela única empresa --maligna e inacessível-- causadora
>e complacente de todos os SPAMs enviados no Brasil.  Não é isso.  Se

Não, mas o problema do bloco Brasil não é o envio de spams, mas o de
irresponsividade das teles locais (Telefônica, Telemar e Brasil Telecom) à
quaisquer denúncias. O que o pessoal de fora sente é que não há nenhum fator
de moderação ou contenção atuante sobre os abusos, então não apenas o volume
de abusos é alto, mas também a perspectiva é de crescimento desenfreado. Foi
transmitindo essa sensação que o Brasil passou a se tornar alvo tão
freqüente de bloqueios, quer de e-mail ou de qualquer tráfego como no caso
do .mil.

Nunca antes na Internet-BR houve tal nível de descaso, e a Telefônica foi a
pioneira nela. Ela merece os créditos por isso, e ela lidera em larga margem
tanto em número de acessos quanto em penetração(%) do mercado em sua área de
concessão.

>você encarar a Telefônica como um provedor de acesso (sentido literal da
>palavra - "prover" - meio físico), ela é como qualquer outro provedor de
>acesso -- só que numa escala muito maior.  E como ela é maior que
>qualquer outra empresa de Internet, os problemas inevitavelmente são
>também.

Essa argumentação vai contra o que o seu empregador tem dito nos processos
contra a venda casada no ADSL... cuidado que o pessoal desses processos pode
gostar do que você disse e te citar como testemunha.

>A cidade de São Paulo, por bem ou por mal, é a principal cidade e o'
>maior centro comercial do Brasil e é uma das maiores cidades do mundo
>(acho que é a terceira).  A Telefonica, sendo o principal fornecedor de
>acesso banda larga desta cidade, não é de se espantar que ela seja usada
>para esses fins (spam).  E por ser uma grande empresa, ela ganha
>destaque e é erroneamente sempre apontada como a grande vilã.

O acesso banda larga é técnica e economicamente muito bom para o spam, pois
apresenta alto índice de disponibilidade e não há custo por minuto de
utilização.
Ser uma grande empresa não é desculpa; quando trabalhava em uma(que por
acaso tinha à época mais usuários do que tem a Telefônica hoje), eu percebi
que não só era possível combater isso (relativamente a número de portas e
usuários, as estatísticas de reclamações do 2o. e 3o.s colocados no mercado
eram muito maiores), como cada medida implantada tinha um impacto brutal
apesar do custo pequeno. O ganho de escala se aplica também a contra-medidas
de segurança colocadas nos pontos certos.

>A questão em punir usuários Speedy é uma questão muito delicada e
>complexa, que --na minha opinião-- trata-se de um problema muito mais
>legal, político e burocrático (legislação brasileira inclusive) do que
>"sonha a nossa filosofia".  Ou seja, o buraco é mais embaixo.

Problema esse que a Telefônica nunca pensou em endereçar ? Isso faz parte do
serviço, assim como o lixo tóxico faz parte de uma indústria química.
Lixo tóxico deve ser algo bem difícil de tratar, mas é parte do dever da
indústria resolver isso; não é porque seja mais ou menos difícil que a
Telefônica deve jogar todo o lixo tóxico que seus spammers conseguem
produzir nas nossas portas. Isso tipo de problema tem solução, ela é de
cunho não apenas técnico e para ser resolvida passa por questões
tecnológicas, jurídicas e de processo. Mas quanto mais se demora a começar,
mais tempo leva até terminar.

>Enquanto eu escrevia esta mensagem, lembrei do "garoto propaganda" da
>Telefônica, que é o super herói "SUPER 15" (quem não é de SP pode
>conhecê-lo aqui: http://www.telefonica.net.br/15/).  Como todo bom super
>herói, ele precisa de um arquiinimigo.  Pois tive uma "boa idéia".  Além
>de distribuir latinhas de SPAM nos próximos encontros, você poderia ir
>vestido de "SUPER 51", o arquiinimigo bobo do Super 15.  Só não se
>esqueça da cueca pra fora e de levar uma garrafa de PIRASSUNUNGA-51 na
>mão.  ;-)

É um equívoco encarar o Super 15 como super-herói de verdade... é mais como
o "Super-Herói Americano", que tinha um grande instrumento (ele tinha uma
capa super-poderosa, a Telefônica tem uma grande rede com um grande
mercado), mas por não saber direito como usar vivia caindo, topando com as
paredes etc. e acabava parecendo bem bobão. Ele deixou cair o manual, vamos
dar um manual de cidadania Internet para a Telefônica para substituir o que
caiu não se sabe onde.

Rubens