Re: RES: [GTER] Localização geográfica do endereço IP

Giordani Rodrigues giordani at infoguerra.com.br
Fri Dec 6 22:49:00 -02 2002

> O anonimato é que como se sabe, um dos maiores incentivadores de muitos dos crimes hoje cometidos na internet.

Alberto, devo discordar de você. De onde você retirou a informação de que o anonimato é um dos maiores incentivadores dos crimes na Internet?

Primeiro, esse "anonimato" na Internet é só aparente, como se sabe. E justamente por causa dessa ausência de anonimato acontecem duas coisas:

1) De vez em quando os praticantes de crimes na Internet são localizados e punidos.

2) Sabendo que não se pode ficar anônimo, os criminosos apelam para outros meios ilícitos, como roubo de identidades digitais, técnicas de spoofing, etc. Fico imaginando que se a localização geográfica de uma pessoa pudesse ser imediatamente indicada através de seu IP, isso não evitaria que crackers ou spammers se apossassem de identidades alheias para praticar seus atos, como já fazem hoje. Talvez até a incidência dessas apropriações indébitas aumentasse.

Giordani.