RES: [GTER] Protestos sobre rede ADSL

Jose Roberto B. Gimenez jroberto at unesp.br
Fri Apr 12 12:52:00 -03 2002

Como sempre existe alguma coisa de verdade e de absurdo neste hoax:

A verdade é a ganância das concessionárias de telefonia. Também é verdade
que a seção analógica do telefone permite taxas relativamente altas (desde
que não seja pupinizada).
O absurdo vem do fato que o sistema telefônico impõe um limite teórico na
transmissão, uma vez que trata o sinal na forma digital utilizando taxas de
64 Kb/s. Qualquer equipamento instalado em casa, e que permita a otimização
da seção analógica da linha (como o ADSL), depende da implementação de um
sistema de derivação de fluxo na concessionária para que este fluxo seja
canalizado para uma rede digital de maior capacidade.

De qualquer forma, não me importaria muito em desmentir esta mensagem para
um público não técnico. As atividades das teles são plenamente dignas dessa
abordagem conspiracionista.

José Roberto.