[GTER] GTER/14 - Artigo sobre MPLS # IPsec VPNs

Reinaldo Penno reinaldo_penno at nortelnetworks.com
Wed Apr 10 05:45:01 -03 2002

comentarios no texto.

Existem outros protocolos de tunelamento sendo discutidos no caso de MPLS
VPNs, uma deles eh L2TPv3, que no caso ja existe um padrao para transporte
de IPSec, tem campo de demultiplexacao e eh "multiprotocolo".

>usando hardware
>
>Comparado com as redes convencionais, o desempenho é
>melhorado. Devido às
>facilidades do MPLS, as redes de nova geração estão sendo
>implantadas com as
>tecnologias (IP+MPLS) sobre C/D-WDM. Esse é um fato.

A pergunta da Jonny estava relacionada a comutacao de pacotes, esse era um
dos argumentos originais do MPLS. Nao existe nenhum aumento de performance
em relacao a isso. Eu acho que ninguem mais acredita nisso, apesar que no
inicio muitos acreditavam e muitos equipamentos foram vendidos sob esse
pretexto.

>QoS fim a
>usar MPLS por causa
>
>Tem operadora no Brasil que já utiliza MPLS.

Para Traffic Engineering?

>Só o fato de se poder criar VCs (uma LP virtual) da mesma
>forma que criamos um
>PVC no Frame Relay ou ATM é inédito em IP. Sim, é possivel obter um
>comportamento de uma LP virtual usando DiffServ/DSCP (PHB) com
>serviço premium,
>mas não escala. Por isso DiffServ também é utilizado em
>conjunto com MPLS.

MPLS eh um protocolo de tunelamento como outro qualquer eh os ultimos IETF's
mostraram isso. Vc so "consegue criar VCs (uma LP virtual)..." simplesmente
porque existem ferramentas de provisionamento para facilitar sua vida. Vc
poderia fazer a mesma coisa com IP-in-IP, GRE, L2TP e outros se existissem
as feramentas necessarias. A unica coisa relamente necessaria sao as
extensoes de OSPF (TE).

>Além de se poder utilizar AToM (Any Transport over MPLS), como
>apresentado pelo
>Roosevelt.

desculpa mas isso eh papo para marketing...

>Mas LDP faz parte da arquitetura MPLS!

mas com LDP vc nao consegue CR-LSPs.