[GTER] GTER/14 - Artigo sobre MPLS # IPsec VPNs

Joao Carlos Mendes Luis jonny at embratel.net.br
Tue Apr 9 20:27:00 -03 2002

Oi,

Eduardo Ascenco Reis wrote:
> ontem após a apresentação do Roosevelt Ferreira - Juniper Networks -
> "Carrier-based MPLS VPNs" foi questionado pelo Jonny o uso de MPLS # IPsec
> para implementação de VPNs. Para complementar a discussão, sugiro a
> referência de um artigo interessante da revista Packet da Cisco:

    Só para esclarecer:  Minha pergunta não foi referente ao uso conjunto de
MPLS e IPSEC.  Resumidamente, eu queria saber o que o MPLS fazia que outras
formas de tunel não fazem, e que ele não substituia IPSEC em relação a
segurança "contra" o provedor de backbone, e o Roosevelt disse que poderia ser
usado IPSEC sobre MPLS.  Até agora as desculpas são:

1) Desempenho - Não faz mais diferença, todo mundo está usando hardware IP
switching e a diferença de desempenho praticamente não existe.

2) Controle de QoS - Realmente, pode-se fazer um controle de QoS fim a fim
mais facilmente com o MPLS, mas ainda não vi ninguem usar MPLS por causa
disso.

3) Engenharia de Trafego - Alguem ai usa MPLS sem LDP ou BGP?   ;-)

   Mas, por favor, não vamos recomeçar essa discussão.  O assunto é quase
religioso...

                                        Jonny

João Carlos Mendes Luís                 jonny at embratel.net.br
  Networking Engineer                   jonny at jonny.eng.br