[GTER] Re: [GTER] [Fwd: Recurso de Multas de

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Wed Apr 3 16:52:02 -03 2002

> Isto é uma suposição.
> O texto diz somente "o cliente deverá encaminhar sua própria lista de
> e-mails para a Xerox, que ficará responsável pelo disparo e gerenciamento
> das mensagens."
> Desculpe mas "marketing por e-mail", para mim, é apenas um nome menos
> agrassivo para a mesma coisa.
> A propósito, o que significa "marketing por e-mail LÍCITO" ??? Qual é a
> base para se considerar que o "marketing por e-mail" é LÍCITO ???
> A minha posição é : "Um serviço de distribuição de mensagens só pode ser
> [...]

é importante termos uma definição formal de SPAM, mas eu não seria tão
rigoroso. do jeito que voce coloca, praticamente so listas tocadas a
base de ezmlm não são spam, mesmo assim a gente pode inserir nomes na
marra numa lista ezmlmada. A Xerox, no caso, tira o * da reta no que diz
respeito sobre como a lista de endereços foi obtida. pode ter sido ao
preencher algum formulário no site de interesse ou pode ter sido extraída
desses CD-ROMS que se pode comprar por quarenta pratas por aí. Enfim,
existe uma zona cinza entre o spam e a mala direta lícita.

uma propriedade que eu gostaria que as 'malas diretas lícitas' tivesse é
a de não enviar mensagens para quem estivesse inscrito numa lista (via
DNS, seguindo o modelo das listas de bloqueio) de exclusão. Por exemplo,
meu endereço 'danton at inexo.com.br' poderia ser mapeado no domínio
'danton.inexo.com.br.doesnt.like.spam.net' e se esse domínio resolvesse
em um 'A' 127.0.0.2 então meu endereço deveria ser automaticamente
excluído da lista. Outras caracteristicas que, para mim, levariam esse
tipo de serviço mais para o cinza-claro seriam: endereços válidos para
reclamações, e, se for a primeira mensagem mandada, mandar antes uma
pedindo muito educadamente permissão para mandar as demais.

enfim, sou só 85% contra o e-mail marketing. há espaço para fazê-lo de
modo a não encher o saco de quem não o quer ter enchido.

Danton