[GTER] assuntos para o GTER

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Tue Apr 2 13:34:01 -03 2002

> No dia 02/04/02, Danton Nunes disse que:
>
> Nao seria melhor bloquear todo o dominio e nao os IPs? Explico, se os
> spammers utilizam os varios provedores de e-mail gratuito como bol,
> hotmail e outros, ao se bloquear todos os @bol, @hotmail e etc, os
> usuarios licitos se sentiriam prejudicados e abondonariam esses servicos
> que nunca ou quase nunca controlam spam, com uma debandada forte de
> usuarios acho que eles passariam a controlar melhor o spam para terem
> novamente credibilidade junto aos proprios usuarios que sao os que
> sustentam esses servicos.

essa eu não entendi. não existe domínio em uma conexão, especialmente se
o ip do cara não tiver reverso, o que é muito comum por estas bandas.

o que aparece nos cabeçalhos é ficção pura. voce põe tanto no envelope
(MAIL FROM) quanto no cabeçalho basicamente o que quiser. alguns sendmails
da vida testam se o domínio do envelope pelo menos existe, mas não vão
muito além disso. O que está no From: nunca é confiável. Além disso os
spammers costumam usar remetente vazio no envelope. isso é permitido,
porque, por convenção, mensagens de erro são transmitidas com o nome
do remetente vazio no envelope. Voce já deve ter recebido SPAM que aparece
como vindo de MAILER-DAEMON...., não? pois é.

danton