[Eppnicbr] Transferência massiva de provedor de serviços

Rubens Kuhl rubensk at nic.br
Mon Sep 23 11:51:43 BRT 2013

Em 17/09/2013, às 14:32:000, Gustav Meirinho escreveu:

>    Boa tarde!
>
>    Existe algum comando ou método especial para transferir e alterar o e-mail cadastrado em centenas de IDs de uma só vez? Temos um projeto que passará para a responsabilidade de outro provedor de serviços cadastrado.
>
>    Aguardo contato!

Acho que se está procurando uma solução técnica para algo que o contrato EPP de .br não permite... dois extratos relevantes aqui:

"2.1 A  opção, transferência e  exclusão de um PROVEDOR,  será exercida
exclusivamente pelo TITULAR (detentor  do nome de domínio), através do
Contato da Entidade;"

"12.7  É proibida  a cessão  de  direitos e  obrigações oriundas  deste
Contrato por qualquer das partes a terceiros;"

Apenas os titulares desses domínios poderão fazer a seleção do novo provedor de serviços, requerendo uma senha para os IDs que eles tem hoje cadastrados e então selecionando - se quiserem - esse outro provedor de serviços cadastrado. A escolha de provedor é uma prerrogativa dos usuários.

Agora, excetuada a parte de seleção de provedor, é possível alterar o e-mail cadastrado em IDs, um a um, desde que não seja alterado o nome. Um exemplo é um dos comandos do procedimento de homologação:

É possível trocar apenas o e-mail de um contato. Exemplo de XML:

<epp xmlns="urn:ietf:params:xml:ns:epp-1.0"
     xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance"
     xsi:schemaLocation="urn:ietf:params:xml:ns:epp-1.0 epp-1.0.xsd">
 <command>
  <update>
   <contact:update xmlns:contact="urn:ietf:params:xml:ns:contact-1.0"
                   xsi:schemaLocation="urn:ietf:params:xml:ns:contact-1.0
                   contact-1.0.xsd">
    <contact:id>ABCDEF</contact:id>
    <contact:chg>
     <contact:email>novoemail at hostgator.com.br</contact:email>