[Eppnicbr] Certificado SSL

Itamar Reis Peixoto itamar at ispbrasil.com.br
Wed Jul 19 14:06:29 BRT 2006

para conectar ao beta.registro.br usando o php, perl, vb etc..., o ideal
seria fazer um programa bridge que faria uma ponte entre o registro.br e seu
sistema php, perl, vb etc....

    Depois de muito quebrar a cabeça tentando efetuar a conexão com o
servidor EPP do Registro.br utilizando as linguagens perl e php, encontrei o
erro acusando sobre o certificado ssl ser auto-assinado.

    O servidor EPP de produção também utiliza certificado auto-assinado?
    Isso irá mudar no futuro para uma maior compatibilidade?

    No php5 encontrei uma forma de conseguir conectar utilizando o arquivo
client.pem encontrado na libepp_nicbr, porém sem sucesso com php4 e perl.

    Encontrei o erro após a execução do comando
> openssl s_client -tls1 -crlf -connect beta.registro.br:700

CONNECTED(00000003)
depth=1 /C=BR/ST=Sao Paulo/L=Sao
Paulo/O=Registro.br/OU=EPP/CN=registro.br/emailAddress=epp at registro.br
verify error:num=19:self signed certificate in certificate chain
verify return:0
46294:error:14094410:SSL routines:SSL3_READ_BYTES:sslv3 alert handshake
failure:/usr/src/secure/lib/libssl/../../../crypto/openssl/ssl/s3_pkt.c:1052:SSL
alert number 40
46294:error:1409E0E5:SSL routines:SSL3_WRITE_BYTES:ssl handshake
failure:/usr/src/secure/lib/libssl/../../../crypto/openssl/ssl/s3_pkt.c:529:

    Quando eu peço para o openssl ler o certificado client.pem ele conecta
sem problemas, mas isso não torna muito pratico o processo de criação das
APIs.

    Testei conexões com outros servidores EPP como EURid, Centralnic sem
nenhum problema já que os mesmos não utilizavam certificados auto-assinado.

    Abaixo o resultado do openssl lendo o client.pem

> openssl s_client -tls1 -crlf -cert client.pem -connect
> beta.registro.br:700
CONNECTED(00000003)
depth=1 /C=BR/ST=Sao Paulo/L=Sao
Paulo/O=Registro.br/OU=EPP/CN=registro.br/emailAddress=epp at registro.br
verify error:num=19:self signed certificate in certificate chain
verify return:0
---
Certificate chain
 0 s:/C=BR/ST=Sao Paulo/L=Sao Paulo/O=Registro.br/OU=EPP/CN=beta.registro.br
   i:/C=BR/ST=Sao Paulo/L=Sao
Paulo/O=Registro.br/OU=EPP/CN=registro.br/emailAddress=epp at registro.br
 1 s:/C=BR/ST=Sao Paulo/L=Sao
Paulo/O=Registro.br/OU=EPP/CN=registro.br/emailAddress=epp at registro.br