[caiu] Copel bloqueando saida na porta 25

Claudio Junior csjunior em gmail.com
Qua Jul 28 22:59:06 -03 2021

Obrigado pessoal

Sim, foi isto que aconteceu. Foi aberto um chamado na Copel e no final foi
liberado novamente o acesso da internet ao meu IP na porta 25.

A porta 25 não deve mais ser utilizada para envio de emails dos clientes
para o servidor. Para isto devem utilizar um serviço autenticado utilizando
a porta 587 ou qq outra porta desejada.

A porta 25 deve ser fechada para todo o tráfego de saída (outbound) para
todas as máquinas internas da tua rede (ou até mesmo provedor), permitindo
somente acesso através do servidor de e-mail. Feche a entrada para todos os
outros IPs liberando o tráfego com destino para a porta 25 do servidor de
e-mail. Esta política deveria ser utilizada inclusive para provedores de
internet. Não vejo problema em que seus clientes não acessem a porta 25 na
internet, e principalmente isto evita que máquinas contaminadas com algum
trojan envie emails para a internet da tua rede.

Att.
--
Claudio da Silva Junior
csjunior em gmail.com