[caiu] Falha DNS

Douglas Fischer fischerdouglas em gmail.com
Seg Fev 22 08:21:28 -03 2021

As metodologias do DNSMASQ para alternância e Failover entre Recursivos 1º,
2º, 3º(e pra falar a verdade de boa parte dos S.O.s até um tempo atrás) é
UMA VERGONHA ABSOLUTA!

Não tem capacidade de lembrar que as 10 consultas de DNS feitas a menos de
1 segundo atrás para o NS 1º falharam...
E na próxima consulta, a PORCARIA da engine vai continuar fazendo a
consulta para o 1º, 2º e assim por diante, mesmo que isso adicione 2
segundos até timeout em cada consulta.

Windows(client) e alguns BSDs(client) já implementavam isso com maestria há
muitos anos!
Apenas recentemente as Distro linux começaram a melhorar isso...

CPEs, não conheço NENHUM que tenha isso BEM resolvido.

Aí você faz uma Estrutura FODA de resiliência de DNS, e mesmo assim os
clientes sentem impacto.
(única alternativa é usar Anycast para publicação de DNS)

E nem vamos falar de DNSSEC, porque aí vai ser uma vergonha geral para uma
boa parte dos Serviços de DNS recursivos.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação