[caiu] Questão pontual em rede da VIVO x pontos nos EUA

T. Ayub listas em ayub.net.br
Seg Out 28 12:44:56 -03 2019


Olá,


Essa história que o tráfego do grupo Vivo/Telefonica passa pela Espanha
para mim teve como causa uns traceroutes visuais (desses que plotam pelo
mapa mundi a rota) que o pessoal andou compartilhando numa dada época. Como
o ASN da Telxius (antiga Telefonica Wholesale) foi emitido na Espanha,
esses programas ou apenas exibem a bandeira espanhola para os saltos da
Telxius como alguns chegam a plotar pontos da rota em território espanhol.

Por isso algumas pessoas começaram a fazer essa alegação que é para mim
totalmente infundada. Como o próprio Rigler ressaltou, nunca essas
evidências foram apresentadas com latências compatíveis com a distância da
Europa, sempre na casa dos 110 ms típicas do sudeste brasileiro versus
costa leste dos EUA.


Ayub
--
*Twitter*: https://twitter.com/Ayubio
Canal no *YouTube* "Eu faço a internet funcionar":
https://www.youtube.com/c/Ayubio
*Blog*: https://medium.com/@ayubio

Em sex, 25 de out de 2019 às 17:34, Eduardo Rigler <erigler em gmail.com>
escreveu:

> Orlando,
>
> Você não é o primeiro que se queixa de problemas neste aspecto e há quem
> afirme que ***todo*** trafego da VIVO que vai para o exterior passa pela
> Telefônica Espanha, mesmo que a rota/latência não chegue nem perto da
> Europa.
>
> Este link está está em SP, certo? Geralmente os reclames são sempre de
> pessoas dessa região, parece ser alguma 'herança' da Telesp...
>
> Aqui do PR onde a rede era da GVT eis a rota para o mesmo destino:
>
> Host
>                                          Loss%   Snt   Last   Avg  Best
>  Wrst StDev
>  1. 192.168.1.1
>                                           0.0%     5    0.5   3.6   0.5
>  15.4   6.6
>  2. gvt-b-sr05.cta.gvt.net.br
>                                           0.0%     5    5.2   3.8   1.5
> 5.2   1.5
>  3. 201.22.69.29.dynamic.adsl.gvt.net.br
>                                            0.0%     5    2.0   3.9   2.0
> 5.0   1.3
>  4. 152-255-130-138.user.vivozap.com.br
>                                           0.0%     5    3.4   3.8   3.0
> 5.0   0.8
>  5. 152-255-140-45.user.vivozap.com.br
>                                            0.0%     5   12.5  13.4  11.6
>  16.2   1.8
>  6. 190.98.132.240
>                                            0.0%     5   15.1  13.6  12.6
>  15.1   1.2
>  7. 5.53.3.247
>                                            0.0%     4  134.8 133.0 129.6
> 134.8   2.3
>  8. 84.16.15.129
>                                            0.0%     4  124.4 126.9 124.4
> 133.3   4.3
>  9. 213.140.36.89
>                                           0.0%     4  127.6 126.9 125.3
> 128.1   1.3
> 10. be3017.ccr21.mia03.atlas.cogentco.com
>                                           0.0%     4  145.9 146.7 145.9
> 147.8   0.9
> 11. 38.104.94.150
>                                           0.0%     4  126.9 129.8 124.5
> 141.6   7.9
> 12. 208.67.164.150
>                                            0.0%     4  135.6 136.1 133.5
> 138.0   2.0
> 13. 208.67.164.181
>                                            0.0%     4  136.8 137.3 136.7
> 138.5   0.9
> 14. 208.67.164.197
>                                            0.0%     4  147.7 148.2 147.2
> 150.0   1.2
> 15. 208.67.166.242
>                                            0.0%     4  133.5 132.6 131.2
> 133.5   1.0
> 16. ???
> 17. ???
> 18. csv215.nipotech.com
>                                           0.0%     4  130.5 130.0 128.3
> 131.8   1.5
>
> []'s
>
>
> Em sex, 25 de out de 2019 às 16:06, Orlando Tempobono - Nipotech Br Tech
> Ltda. por (caiu) <caiu em eng.registro.br> escreveu:
>
> > Prezados, boa tarde,
> >
> >
> > Alguns clientes que possuem link Vivo, estão com problemas para acessar a
> > rede de alguns servidores nos EUA, por exemplo:
> >
> > From:
> > 177.94.234.53
> > To:
> >
> > 192.227.116.215
> >
> > Rastreando a rota para os-l3.nipotech.com [192.227.116.215]
> >
> > com no máximo 30 saltos:
> >
> >
> >
> >   1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  www.instaladorvivofibra.br
> [192.168.15.1]
> >
> >   2     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >
> >   3    21 ms     6 ms     8 ms  187-100-198-174.dsl.telesp.net.br
> > [187.100.198.174]
> >
> >   4     8 ms     8 ms     9 ms  187-100-197-180.dsl.telesp.net.br
> > [187.100.197.180]
> >
> >   5     9 ms     8 ms     8 ms  152-255-158-36.user.vivozap.com.br
> > [152.255.158.36]
> >
> >   6    10 ms     8 ms     8 ms
> > et-1-1-0-100-grtsanem4.net.telefonicaglobalsolutions.com [213.140.50.5]
> >
> >   7   116 ms   117 ms   116 ms  5.53.5.99
> >
> >   8   134 ms   136 ms   136 ms  213.140.36.89
> >
> >   9   134 ms   126 ms   127 ms  be3017.ccr21.mia03.atlas.cogentco.com
> > [154.54.11.157]
> >
> > 10     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >
> > 11     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >
> > 12     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >
> > 13     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >
> > 14     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >
> > 15     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >
> > 16     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >
> > 17     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >
> > 18     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >
> > 19     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >
> > 20     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >
> > 21     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >
> > 22     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >
> > 23     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >
> > 24     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >
> > 25     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >
> > 26     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >
> > 27     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >
> > 28     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
> >
> > 29
> >
> >
> >                 O inverso está desta forma:
> >
> > root em os-csv55:~# traceroute  177.94.234.53
> >
> > traceroute to 177.94.234.53 (177.94.234.53), 30 hops max, 60 byte packets
> >
> > 1  * 10.0.5.1 (10.0.5.1)  2.156 ms  2.123 ms
> >
> > 2  38.130.211.34 (38.130.211.34)  1.660 ms  1.826 ms  1.803 ms
> >
> > 3  172.28.2.19 (172.28.2.19)  1.627 ms  1.606 ms  1.830 ms
> >
> > 4  172.20.1.2 (172.20.1.2)  4.546 ms  4.763 ms  4.742 ms
> >
> > 5  7-1-27.ear1.miami1.level3.net (4.30.20.85)  4.047 ms  4.220 ms  4.668
> > ms
> >
> > 6  94.142.107.6 (94.142.107.6)  9.394 ms  7.894 ms  8.050 ms
> >
> > 7  94.142.125.165 (94.142.125.165)  6.589 ms 5.53.5.166 (5.53.5.166)
> > 10.032
> > ms 94.142.125.165 (94.142.125.165)  6.511 ms
> >
> > 8  94.142.98.156 (94.142.98.156)  114.592 ms 5.53.5.98 (5.53.5.98)
> 119.513
> > ms 176.52.255.64 (176.52.255.64)  115.899 ms
> >
> > 9  94.142.98.96 (94.142.98.96)  115.028 ms  115.439 ms 84.16.7.227
> > (84.16.7.227)  117.143 ms
> >
> > 10  187-100-37-150.dsl.telesp.net.br (187.100.37.150)  123.623 ms
> > 187-100-166-163.dsl.telesp.net.br (187.100.166.163)  119.014 ms
> > 176.52.252.149 (176.52.252.149)  120.955 ms
> >
> > 11  187-100-37-150.dsl.telesp.net.br (187.100.37.150)  120.939 ms * *
> >
> > 12  * * *
> >
> > 13  * * *
> >
> > 14  * * *
> >
> > 15  * * *
> >
> > 16  * * *
> >
> > 17  * * *
> >
> > 18  * * *
> >
> > 19  * * *
> >
> > 20  * * *
> >
> > 21  * * *
> >
> > 22  * * *
> >
> > 23  * * *
> >
> > 24  * * *
> >
> > 25  * * *
> >
> > 26  * * *
> >
> > 27  * * *
> >
> > 28  * * *
> >
> > 29  * * *
> >
> > 30  * * *
> >
> >
> >
> >                 Estamos tentando contato com o pessoal da Vivo, até
> > mandaram
> > um técnico de campo, mas vejo claramente que é um problema entre
> operadoras
> > e não para um técnico de modem local.
> >
> >
> >
> >                 Alguma dica de quem posso contatar ? Como escalar esse
> > problema?
> >
> >
> >
> > Obrigado!
> > Saudações,
> >
> >
> >
> > Cordialmente,
> >
> > Orlando Tempobono
> >
> >  <mailto:orlando em nipotech.com> orlando em nipotech.com
> >
> > facebook.com/orlando.tempobono
> >
> > Mobile/Whatsapp: 55 (11) 98129 2098
> >
> > NIPOTECH BRASIL TECNOLOGIA LTDA.
> >
> >  <http://www.nipotech.com> www.nipotech.com
> >
> > Tel.: 55 (11) 2973-8204 ou 2283-1406
> >
> >
> >
> > Esta mensagem foi salva com  <http://www.arkivmail.com.br>
> > www.arkivmail.com.br.
> >
> >
> >
> > Analise a necessidade de imprimir esta mensagem.
> >
> > Respeito ao meio ambiente e desperdício não combinam!
> >
> >
> >
> > As informações contidas nesta mensagem são CONFIDENCIAIS, protegidas pelo
> > sigilo legal e por direitos autorais. A divulgação, distribuição,
> > reprodução
> > ou qualquer forma de utilização do teor deste documento depende de
> > autorização do emissor, sujeitando-se o infrator às sanções legais. O
> > emissor desta mensagem utiliza o recurso somente no exercício do seu
> > trabalho ou em razão dele, eximindo-se o empregador de qualquer
> > responsabilidade por utilização indevida ou pessoal. Caso esta
> comunicação
> > tenha sido recebida por engano, favor deleta-la.
> >
> >
> >
> > The information contained in this message is CONFIDENTIAL. If the reader
> of
> > this transmittal is not the intended recipient or an agent responsible
> for
> > delivering it, you are hereby notified that you have received this
> > communication in error, and that any dissemination, distribution,
> retention
> > or copy of this communication is strictly prohibited. In this case,
> please
> > delete.
> >
> >
> >
> > _______________________________________________
> > caiu mailing list
> > caiu em eng.registro.br
> > https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
> >
> >
> > --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
> >
> > https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
> >
> _______________________________________________
> caiu mailing list
> caiu em eng.registro.br
> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
>
>
> --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
>
> https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
>


Mais detalhes sobre a lista de discussão caiu