[caiu] Vivo x Google

César de Tassis Filho ctassisf em gmail.com
Dom Nov 24 20:25:59 -03 2019

Marcelo,

Sim, estou passando pelo mesmo problema há algumas semanas. Até mandei
e-mail[1] aqui na lista caiu sobre esse assunto há alguns dias mas ninguém
se manifestou.

Além das evidências que citei no e-mail anterior eu também rodei um
teste[2] usando os probes do projeto RIPE Atlas. Nesse teste fica claro que
os probes com IPv6 na rede da Vivo (AS27699) não conseguem alcançar um
serviço IPv6 do Google.

O problema parece ser loop em roteadores da Vivo, mas como é intermitente
fica difícil diagnosticar daqui.

Seria bom se eles resolvessem isso logo.

Atenciosamente,
César

[1] https://eng.registro.br/pipermail/caiu/2019-November/064785.html
[2] https://atlas.ripe.net/measurements/23341202/