[caiu] IX-SP estavel

Rogerio Mariano rsouza.rjo em gmail.com
Seg Set 17 07:58:56 -03 2018

COPEL sim, realmente ela tem dependência do IX pois vende trânsito por lá, agora TIM e OI tem ótimas interconexões out-IX, você deveria olhar melhor no PeeringDB e na BGP.HE. Se vocês esta sofrendo outage com a TIM o motivo deve ser outro que não seja IX, a não ser que você tenha contratado aquele “trânsito meia boca” que é o trânsito via IX para baratear o seu custo, aí sim, você vai ver a TIM ir embora. Outro ponto é que pelo ao menos no cenário de interconexão brasileiro, jamais compare os grandes com os pequenos, pois ainda existe uma boa distância entre eles (aí também depende do seu conceito de grande e pequeno)

Saudações

RMS

Obter o Outlook para iOS<https://aka.ms/o0ukef>

________________________________
De: 3.724112e-314m nome de
Enviado: domingo, setembro 16, 2018 2:59 PM
Para: Lista das indisponibilidades da Internet brasileira
Assunto: Re: [caiu] IX-SP estavel

Olá a todos!

O maior problema hoje é que mesmo contratando redundância das operadoras o provedor pequeno acaba praticamente parando, a operação das grandes tem grande dependência do IX-SP.

AquI por exemplo: Meus clientes acharam que meu fornecedor de INTERNET era a TIM, as pessoas me ligaram perguntando porque a minha internet parou junto com a internet da TIM, e qual vinculo que eu tinha com a TIM, pois a minha internet praticamente parou, e o mesmo aconteceu com o 4G da TIM..... Mostrando que uma operadora do porte da TIM tem dependência do IX assim como nós que somos pequenos!

No geral aqui onde estamos os principais fornecedores são OI e COPEL, e ficou nítido a dependência da COPEL em relação ao IX.