[caiu] Google fora do IX.BR

Rubens Kuhl rubensk em gmail.com
Ter Nov 6 21:35:52 -02 2018

On Tue, Nov 6, 2018 at 9:28 PM Anderson Cintra <andersoncintra.br em gmail.com>
wrote:

> Rogerio,
>
> Grato pelas considerações.
>
> Mas quanto maior a redução de custo melhor, com a saida dos Players citados
> meu trafego com a operadora subiu 30% gerando custo, além do mais no IX
> tenho melhor delay e salto ao conteúdo. De qualquer forma é apenas
> informativo, não fiquei sem conexão, apenas estou saindo pela operadora.
>
> Para curiosidade, o Equinix IX possui os Membros:

Notar que um membro estar lá não significa que (1) ele troque tráfego com
você (2) que os anúncios que esse membro faça lá constituam porção
significativa de seu tráfego. No caso (1), as associadas do Sinditelebrasil
estão lá, mas sempre dão deny na troca de tráfego com quem entra lá... no
caso (2), quando eu trabalhava numa operadora que era ligada a esse IX,
Microsoft e Akamai estavam lá mas tinham tráfegos baixíssimos por lá.

Isso vale para qualquer IX em qualquer lugar, mas especificamente essa
matriz (antes Terremark, hoje Equinix IX) tinha, já em 2009, 1/10 do
tráfego do IX.br. De lá para cá o IX.br cresceu exponencialmente então essa
relação deve estar ainda discrepante hoje em dia...

Rubens