[caiu] PIX commcorp IX-RS

Vanderson vandersonrescom em gmail.com
Qui Mar 8 18:01:54 -03 2018

Boa tarde,

Magnus, eu já dei manutenção em um CPD em que eu precisei tirar tudo do
ar por mais de 4 horas, a chefia na época não queria parar para fazer a
manutenção, e também não queriam autorizar a manutenção da rede, até que
eu avisei, a rede vai parar de funcionar de novo, e quase parou, mas
mesmo assim, forcei a barra pra autorizarem a fazer a manutenção e fiz a
manutenção. nesses casos em que a gente tem a boa vontade de fazer a
manutenção mas os de cima não permitem, ai nada podemos fazer de fato,
mas a culpa não é nossa (dos administradores de rede) é dos de cima se
acontece alguma coisa, por isso, posso não ser um bom exemplo de vida,
mas esse exemplo como profissional eu levo.

Já com relação a thread, é aquela coisa, quanto mais sistemas de
segurança tiver no datacenter, CPD, etc... melhor, e pra isso não
precisa seguir "exemplos de como se faz" pois existem as normas
técnicas, classificação Tier para datacenter, normas de operação para
datacenter, padrões técnicos etc etc etc... mas ai a dificuldade não é
entender tudo isso, a dificuldade é aplicar tudo isso e levar tudo isso
a sério.

Rafael, já trabalhei em um lugar que era assim também, infelizmente é
absurda a forma com que lidam com a segurança das instalações.

Marcos, acredito que essas imagens vão viralizar mas no sentido oposto,
pois vão justificar que "é raro de acontecer" "ah mas foi só lá no RS"
"isso não vai acontecer aqui, pode ficar tranquilo" pois sempre usamos
desculpas pra justificar falta de manutenção em qualquer coisa, e
sistema anti-incêndio é só mais um que não damos manutenção.

Acredito que, apenas clientes que entendam como a TI funciona vão se
atentar para o serviço em que o datacenter possui e suas instalações.
muitas empresas de datacenter não permitem visitas de clientes dentro
das instalações.

Esperamos que não seja só pra servir de alerta, mas que seja para que
revisemos todo o ambiente de tecnologia e a segurança das instalações de
modo geral.

Att,

Vanderson