[caiu] CDN - CloudFlare

Aislan Jefferson de Souza Brito aislanjsb em gmail.com
Sáb Jul 21 20:03:46 -03 2018

Uso Cloudflare e de uns tempos pra cá notei que há sites com faixas de IPs
de páginas servidas por ela que vão normalmente via PTT (ATM?) (Tome por
exemplo o IP 104.16.147.241 e veja o ping
http://www.isptools.com.br/ping#92!0!104.16.147.241 ) e enquanto isso meus
sites (Exemplo o IP 104.28.5.96  e veja o ping
http://www.isptools.com.br/ping#92!0!104.16.147.241 e compare ao do link
anterior), na maioria planos gratuito, deixaram de ser servidos por DCs no
BR e estão caindo em datacenters como EZE, LIM  (quando acessados via
AS18881  por exemplo) , e até LAX (quando acessados via AS28126 por
exemplo) mas para alguns outros ASes (AS1916 por exemplo) estão vindo via
IX-RJ (Peering bilateral?).

Questionei no suporte deles e obtive a seguinte resposta:

> [...]
> with us, there is a good chance it may be served from non-local routes.
> Despite being closer to one particular PoP you might find that your traffic
> is flowing through another one located further away. While performance for
> some of these customers may be reduced at times, all other Cloudflare
> benefits will work the same.
>
> If you want to make sure you retain access to all Cloudflare transit
> providers worldwide, please upgrade to our Business Plan (outside of Korea)
> or our Enterprise Plan anywhere in the world in your Cloudflare dashboard,

Enfim, estou na torcida que essa política deles mude porque fica até sem
tanta vantagem contratar um plano Pro deles assim.