[caiu] www3.siam.mg.gov.br:8180

Douglas Fischer fischerdouglas em gmail.com
Seg Jan 15 17:35:43 -02 2018

Nem tenho ideia de qual seja o fabricante Firewall...
Mas sou obrigado a defender.

Não é o Firewall que é Fresco, são o cabras que gerenciam a infra do cara.

Vou contar um estória que já vivi, que tenho certeza que muitos já viveram,
que que talvez seja muito próxima do que está rolando por ali(talvez não).

O começo
--------
- Um ambiente PORCO
- Servidores aplicações todas zoadas
  - Entravam em produção "replicando o ambiente em que estava rodando no
notebook do desenvolvedor"
- Coisas como:
  - Portas  de serviços fora do número padrão e Port Knocking, nos
firewalls de cada server, coo metodologia de "segurança".
  - S.O.s e pacotes completamente desatualizados porque: "Se está
funcionando, não mexe!"
  - CMS com senha padrão rodando assim há mais de 2 anos.
  - Aplicações rodando como Root nos linux ou como administrador nos
windows.
  - ACLs no core entre DMZ e restante toda destruídas com uns PERMITÃO
genérico, porque "um dia a aplicação não tava funcionando e foi isso que
resolveu".

O Gatilho
---------
Alguém achou uma brecha e "ráquiou" algum sistema ou servidor.

A ação desesperada
------------------
O "Gerente" de T.I. foi lá e comprou um firewall, "o melhor que tinha",
para "resolver essa bagaça".

A cereja em cima do bolo(fecal)
-------------------------------
O coitado do Field-Engineer que pegou o rabo de foguete de "resolver essa
bagaça" desesperado com o tamanho da merda, e com a cagada que o comercial
da empresa dele fez prometendo mundos-e-fundos, foi lá ligou todos os
botõezinhos que tinham para tentar evitar alguma possível falha naquele
queijo suíço que é a infra interna.
E com isso gerou billions and billions de falso positivos...

É só uma estória hipotética, qualquer semelhança com a realidade é mera
coincidência.
hahaha

Em 15 de janeiro de 2018 13:43, Adriano Macedo <adrianomacedo em mcinfor.com.br