[caiu] Brasil Banda Larga

Roosvelt David roosveltdavid em hotmail.com
Seg Fev 26 13:46:44 -03 2018

Brasil Banda Larga e Minha conexão são definitivamente dois sites que não possuem precisão nenhuma nos testes. funcionam malmente até uns 10Mbps, acima disso sempre dá um bug doido no resultado. não recomendo e não oriento ninguém a usar.

Se você quer um método confiável para medir a banda teste da seguinte forma.

use vários sites de teste:
Fast.com<http://Fast.com> (só download mas vale como parâmetro inicial, pois tem uma boa precisão mesmo com muita banda)
Nperf.com<http://Nperf.com> (muito interessante a versão mobile, com alguns testes complementares)
simet.nic.br<http://simet.nic.br> (Muito preciso, com bastante detalhes de jitter, Ping, UDP,TCP e etc. único inconveniente a necessidade de instalar o plugin que pode dar um trabalho pra orientar um leigo)
speedtest.net<http://speedtest.net> (Obrigatório fazer testes com diversos servidores para definir o controle, pelo menos 4 em localizações distintas. conheço Provedores que limitam a Banda a 5Mbps pra quem não é da rede deles).

Realize Download de arquivos grandes, Especialmente de repositórios onde é conhecido por ter uma banda generosa.
Exemplos de arquivos grandes para Download
http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/releases/17.10/ubuntu-17.10.1-desktop-amd64.iso
http://www.linorg.usp.br/debian-cd/9.3.0/amd64/iso-dvd/debian-9.3.0-amd64-DVD-1.iso
https://download.microsoft.com/download/2/5/E/25E59593-CBF7-435E-B78B-2669D0F8A627/SQLManagementStudio_x64_PTB.exe
*estes testes costumam ter como limite a taxa de escrita dos discos do computador que está fazendo o download, portanto cuide se o seu computador tiver um HD normal de 5400rpm pois as taxas de download dele tendem a ser  consideravelmente mais baixas. portanto é um teste a ser feito e usado com cautela entendendo os limites da maquina que está fazendo o download. em caso de SSD/SAS costuma-se observar taxas de transferência de até 1Gbps.

Torrents também são interessantes para verificar a banda.

Se tiver mikrotik, Btest também é uma ferramenta muito interessante para aferir a banda contratada.

Se seu link for dedicado tiver muita banda e precisar de detalhes mais profundos, técnicos e maior precisão, ai é recomendável o uso de ferramentas(Ex. SmartClass) que atendam os requisitos da RFC 2544 e 6349.

com isso você já consegue ter uma média nos testes realizados se a sua operadora está ou não entregando a sua banda contratada de fato. Nunca tome por parâmetro o resultado de apenas uma ferramenta. sempre faça uma média.

Eu sei que vou chover no molhado, mas ao realizar os testes sempre realize com o dispositivo de teste conectado o mais próximo possível do modem da operadora(preferencialmente no próprio), se você tem mais de 100Mbps de internet, Verifique se a porta Ethernet que está testando é GIGABIT ou se ela está negociando a Giga. Com uma frequência absurda eu pego casos de pessoas ditas experientes tentando testar links de mais de 100Mbps com computadores de porta FastEthernet… se você tem um link acima de 100+ Mbps e seus testes travam próximo de 100Mbps (97 a 99 Mbps) é certo que há no caminho uma porta negociando em Fast. é um detalhe besta que faz muita gente crucificar link sem saber que está testando errado. Teste via Wi-fi nem se fala, mas vale relembrar que o wireless está sujeito a diversas interferências que afetam diretamente no resultado do teste.