[caiu] Akamai - CDN
Filho Arrais
arraisfilho em gmail.com
Qua Maio 31 13:27:02 BRT 2017
Após desligar os servidores, consegui retorno da Akamai. Um dos meus
questionamentos (baixo desempenho) foi respondido, caso alguém tenha a
mesma dúvida, acredito que a leitura será válida.
We "map" (direct traffic to) end users based on the DNS they use, not their
IP address.
We group a few (usually around 3-5) DNS's together - users using those DNS
will all be mapped identically.
Mapping decisions are not based solely on latency but for some sets of
sites it can play more of a role. This makes a good ping point more
important so that real performance is measureWe group similar sets of
websites (subdomains) together. These sets can be mapped to different
clusters.
ex: look ups from a particular DNS to 'social networking sites' may be
mapped to a different cluster than 'small download sites'
For each group of DNS our system tries to pick a globally pingable address
that is close to the end users who use those DNS. We call it a "ping point"
Akamai clusters periodically ping the chosen ping point.
The latency influences where each set of DNS are mapped accurately.
ex: If the ping point is outside of the on-net network the latency might
look like this: (where peering clusters might look to have better
performance)
- on-net 50 ms (ping from on-net cluster to ping point)
- peering 45 ms (ping from peering cluster to ping point)
- transit 60 ms (ping from a transit network to ping point)
This makes our system think that there's better performance to the on-net
users from peering clusters, which is not accurate. It can result in some
sets of sites which are more sensitive to performance to be served through
peering clusters instead of the on-net cluster that actually has better
performance.
*--*
*Filho Arrais *
Analista de Tecnologia da Informação
MBA em Gestão de Tecnologia da Informação
+55 63 99211-9260
Em 31 de maio de 2017 11:34, Filho Arrais <arraisfilho em gmail.com> escreveu:
> Já estão, rs.
>
> *--*
>
> *Filho Arrais *
>
> Analista de Tecnologia da Informação
>
> MBA em Gestão de Tecnologia da Informação
>
> +55 63 99211-9260 <+55%2063%2099211-9260>
>
> Em 31 de maio de 2017 11:33, Rogerio Alves <rogerioapedroso em gmail.com>
> escreveu:
>
>> Faça como alguns amigos, desligue o servidor e economize...
>>
>> Att.
>>
>> Em 31 de maio de 2017 11:29, Filho Arrais <arraisfilho em gmail.com>
>> escreveu:
>>
>> > Bom dia!
>> >
>> > Bruno, nem ela está respondendo. Enviei para ela e outros em 21 de
>> março de
>> > 2017 15:38 (Paddadka, Mahesh <mpaddaka em akamai.com>, Chaithanya, Navya
>> <
>> > ngowda em akamai.com>, Campos, Amanda <acampos em akamai.com>), sem retorno.
>> >
>> > Vou continuar, não vou desistir.
>> >
>> > *--*
>> >
>> > *Filho Arrais *
>> >
>> > Analista de Tecnologia da Informação
>> >
>> > MBA em Gestão de Tecnologia da Informação
>> >
>> > +55 63 99211-9260
>> >
>> > Em 31 de maio de 2017 11:24, Bruno Viviani <bruno em semprenet.com.br>
>> > escreveu:
>> >
>> > > Fale com a Amanda.. ela é consultora lá... acampos em akamai.com
>> > >
>> > > att,
>> > > Bruno Viviani
>> > > Gerente Técnico
>> > > Net Rubi Internet
>> > > (17) 3426-6600
>> > > www.net-rubi.com.br
>> > > www.netrubifibra.com.br
>> > >
>> > >
>> > > Em 31 de maio de 2017 10:21, Filho Arrais <arraisfilho em gmail.com>
>> > > escreveu:
>> > >
>> > > > Olá,
>> > > >
>> > > > Pessoal que possui Akamai, vocês conseguem contato após entrar em
>> > > operação
>> > > > com suporte? Digo isso porque já mandei e-mail pra eles até criar
>> calo
>> > > nos
>> > > > dedos e ninguém responde, depois que ativam, pelo visto, já era.
>> > > >
>> > > > Já tem tentei contato com nocc-tix em akamai.com,
>> nocc-shift em akamai.com,
>> > > > netsupport-tix em akamai.com entre outros, sem retorno.
>> > > >
>> > > > Se alguém tiver contato de algum filho de Deus que responda e-mail e
>> > > poder
>> > > > compartilhar, agradeço.
>> > > >
>> > > > *--*
>> > > >
>> > > > *Filho Arrais *
>> > > >
>> > > > Analista de Tecnologia da Informação
>> > > >
>> > > > MBA em Gestão de Tecnologia da Informação
>> > > >
>> > > > +55 63 99211-9260
>> > > > _______________________________________________
>> > > > caiu mailing list
>> > > > caiu em eng.registro.br
>> > > > https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
>> > > >
>> > > >
>> > > > --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
>> > > >
>> > > > https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
>> > > >
>> > > _______________________________________________
>> > > caiu mailing list
>> > > caiu em eng.registro.br
>> > > https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
>> > >
>> > >
>> > > --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
>> > >
>> > > https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
>> > >
>> > _______________________________________________
>> > caiu mailing list
>> > caiu em eng.registro.br
>> > https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
>> >
>> >
>> > --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
>> >
>> > https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
>> >
>> _______________________________________________
>> caiu mailing list
>> caiu em eng.registro.br
>> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
>>
>>
>> --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
>>
>> https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
>>
>
>
Mais detalhes sobre a lista de discussão caiu