[caiu] Latência alta em jogos e links internacionais

Rubens Kuhl rubensk em gmail.com
Qui Mar 2 17:53:43 BRT 2017

> Aqui vai uma pergunta de total leigo no assunto ok? Nao trabalho na area,
> estou aqui pelo conhecimento e tentar contribuir no que eu puder.
> Sei que com essas latencias nem deveria fazer essa pergunta mas, zero
> chances de ter algum trafego indo via satelite pra Europa?
> Vi uma noticia de 2001 que a Embratel estava abandonando o uso de satelites
> por fibra optica e tal... entao sei que a pergunta é idiota, mas não custa
> perguntar pra tentar entender.

Dá para descartar satélites geoestacionários, pois a latência de subida e
descida cresce em no mínimo 500ms.
Satélites de baixa órbita não teriam capacidade para links úteis de
Internet, e de órbita média dificilmente teriam cobertura por único
satélite na América do Sul e Europa; os MEOs normalmente jogam logo para a
estação terrena mais próxima que em geral fica no mesmo continente e daí em
diante vai por fibra.

Rubens