[caiu] Acesso internacional

David Arantes Pereira david.a.pereira em hotmail.com
Qua Jul 19 12:08:07 BRT 2017


Só um adendo para ajudar:

Caso veja perdas para um hop em específico durante o caminho não 
significa falha em si, mas que está tendo DROP de ICMP, muitos apontam 
erroneamente como sendo falha, o que é um tanto equivocado.

Outro ponto de suma importância, muitas pessoas ao executarem o tracert 
visualizam por exemplo o penúltimo salto, podendo ser um CPE(Router do 
cliente) antes do host que hospeda o serviço em si, e acham que o pacote 
parou ali, outro mero equívoco, significa que o próximo salto não 
respondeu a requisição echo request(PING).

Então sempre sugiro "ping" TCP, utilizando o psping for windows ou o 
hping3 no linux, para testar o serviço em si, e não as estatísticas de 
ICMP apenas, haja visto a grande aplicação de traffic shapping para 
limitação deste tipo de tráfego, além de que a função principal de 
roteadores de backbone é rotear pacotes, e não responder tais tipos de 
requisições.

Vejo que falta muito bom senso nesse tipo de análise, e muitos sem 
conhecimento de causa criam problemas para as operadoras afirmando 
alguns absurdos.

OBS: O intuito deste pequeno texto é apenas para fins informativos e de 
conscientização!

Att,


_____________________________________
David Pereira

On 19/07/2017 09:32, Roosvelt David wrote:
> Amigo,
> 
> Existe uma ferramenta chamada Matt’s Traceroute ou simplesmente MTR que pode ser bem útil para você realizar um troubleshooting inicial das suas rotas ou de seus clientes. esta ferramenta agrega os testes de Ping e traceroute
> 
> Para windows
> http://winmtr.net/download-winmtr/
> https://wiki.mandic.com.br/atendimento/utilidades/ajuda/como-utilizar-o-mtr
> 
> Para Linux
> procurar no repositorio das distribuições (apt-get/dnf install/yum install/pacman… etc mtr )
> 
> OSx
> 
> com as ferramentas de desenvolvimento instaladas(Xcode):
> via terminal digite: sudo brew install mtr
> 
> 
>   4. 201.22.64.99.dynamic.dialup.gvt.  0.0%   642   17.4  15.9  11.2  76.1   4.0
>   5. 176.52.252.232                    0.0%   642   13.7  15.1  13.2 237.4  16.1
>   6. 5.53.3.143                        0.0%   642  127.4 128.5 125.8 247.0   7.2
>   7. 176.52.255.9                      0.0%   642  151.8 153.4 151.4 347.6  11.6
>   8. be100-153.ash-5-a9.va.us<http://be100-153.ash-5-a9.va.us>          0.0%   642  149.5 150.4 149.2 386.8  11.1
>   9. be100-1317.chi-5-a9.il.us<http://be100-1317.chi-5-a9.il.us>         0.0%   642  174.0 175.2 173.8 381.0  12.6
> 10. ???
> 11. ???
> 12. po7.bhs-3b-6k.qc.ca<http://po7.bhs-3b-6k.qc.ca>               0.0%   641  199.2 204.2 183.7 868.0  61.6
> 13. ns507077.ip-198-245-50.net<http://ns507077.ip-198-245-50.net>        0.0%   641  183.7 184.5 183.1 778.9  23.5
> 
> com base nesse teste você pode isolar os saltos onde está ocorrendo perdas e pode descobrir onde está o problema do seu site. e fornecer uma informação mais precisa para o seu provedor.
> 
> a ferramenta do ISP Tools tmb pode te ajudar a descobrir se o problema está ocorrendo somente na sua rede, ou se vários locais estão tendo o mesmo problema.
> 
> http://www.isptools.com.br/
> 
> o site 24x7 também tem algumas ferramentas para teste de conectividade em diversos locais do mundo que podem ajudar a entender onde está o problema
> https://www.site24x7.com/tools.html
> 
> assim pelo menos você tem uma fonte “descubra você mesmo” que pode te ajudar a dar uma informação mais assertiva e com fundamento aos seus clientes.
> 
> 
> Em 17 de jul de 2017, à(s) 9:29 AM, Gerenciamento - Center Mídia <serv em centermidia.com<mailto:serv em centermidia.com>> escreveu:
> 
> audio3.cmaudioevideo.com<http://audio3.cmaudioevideo.com/>
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