[caiu] Queda consumo PTT-SP

Rafael Azevedo rafael em iagente.com.br
Qua Ago 2 23:44:32 BRT 2017

Certo. E qual outro país do mundo que cobra R$ 40,00 por um anuidade de
domínio? Tem .com a USD 0.99.

Só daí já tem verba pra sustentar o IX.BR no Brasil com o "ótimo" nível de
suporte que oferece.

Chega a ser piada, a quantidade de participantes pagando o valor estipulado
pra suprir uma "demanda de menos de 6 milhões de reais anuais", onde a
receita pelo registro de domínios supera os 120 MI.

fonte:
http://ix.br/doc/ixforum/10/ixbrforum10_day3_Sustentabilidade_IXbr_Dez2016.pdf
* página 11

- São 717 ASs (e crescendo)
- Ocupando 1.275 portas (e crescendo + ainda)
- Custo anual: R$ 5.750.000,00
- Custo por ASN/ano: R$ 8019,52
- Custo por AS por mês: R$ 668,30
- Custo por porta: R$ 375,81/mês (independente da velocidade)

E tem porta com valor desde R$ 115,00 até  R$ 5.520,00/mês.

Torço pra que você não experimente um problema durante a madrugada e
precise acionar o suporte deles. Ou mesmo de dia.

Rafael

​