[caiu] Erro de certificado sites Receita

Jesse Jusoli oliveira.jesse em gmail.com
Sex Abr 28 15:43:34 BRT 2017


Isso é muito interessante, as vezes pode acontecer estes erros isolados, ou
até mesmo geral.

Porém geralmente estes erros são resolvidos de formas simples como;

a) Sincronizando o NTP com o horário oficial do brasil, por meio do
observatório nacional qual servidor é b.ntp.br
b) Reinstalando os certificados raiz, pois para acessar estas paginas seus
equipamentos devem conter a cadeia de certificados raiz, e como dissemos
acima está com horário e data do brasil oficial sincronizado, com o ON,
servidor, b.ntp.br

99% dos casos são estas as soluções, as demais envolve terceiros como um
determinado navegador, filtros no transporte ou link, etc, e por ultimo até
mesmo um possivel erro deles. (RFB).

Segundo a própria receita;

Se, ao acessar algumas páginas da Receita Federal do Brasil na Internet, o
usuário encontrar avisos de segurança de Certificado Inválido ou Não
Confiável, o motivo pode estar na cadeia de certificados desatualizada,
instalada no computador utilizado.

A Autoridade Certificadora Brasileira (ICP Brasil) trocou recentemente seu
certificado digital raiz para ICP Brasil v1.

Como a nova raiz ainda não "vem carregada" nos navegadores de Internet,
quando o usuário acessa uma página que tem o certificado digital desta nova
raiz, é emitida uma mensagem de que o certificado não é confiável e será
perguntado se o usuário deseja confiar neste certificado.

Verifique se está navegando em uma página acessada a partir do sítio RFB na
Internet (www.receita.fazenda.gov.br), se ela está em protocolo https:
(barra de endereço) e se a imagem de um cadeado fechado aparece, em geral
na barra inferior do navegador. Neste caso, para evitar que esta mensagem
sempre apareça, pode ser instalado o certificado .

Desde 05/06/2012 , para acessar o Portal e-CAC novas cadeias de
certificados devem estar instaladas no computador.

Para instalar as novas cadeias de certificados, clique em cada um dos três
links abaixo:

- 1. ICP-Brasil v2 :
http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/Certificados/icpbrasilv2.cer
<https://mailtrack.io/trace/link/e4864ea1fdebe5415356da5e93c3b67db7f66e0c?url=http%3A%2F%2Fwww.receita.fazenda.gov.br%2Fpublico%2FCertificados%2Ficpbrasilv2.cer&userId=1465824&signature=9d15452cabf318bd>
- 2. Autoridade Certificadora da Secretaria da Receita Federal v3 :
http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/Certificados/acrfbv3.cer
<https://mailtrack.io/trace/link/60e6fec06ee0a5264db178fe9d3cb0bc26a6c865?url=http%3A%2F%2Fwww.receita.fazenda.gov.br%2Fpublico%2FCertificados%2Facrfbv3.cer&userId=1465824&signature=c5e9634b0cf7d988>
- 3. Autoridade Certificadora do SERPRORFB v3 :
http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/Certificados/acserprorfbv3.cer
<https://mailtrack.io/trace/link/50590e8bf99188ada89d31f39785135a92ba4a47?url=http%3A%2F%2Fwww.receita.fazenda.gov.br%2Fpublico%2FCertificados%2Facserprorfbv3.cer&userId=1465824&signature=b04cb9f3729e7521>

Também atente-se para a versão do seu Sistema Operacional:

- se o sistema operacional for Windows, confirme se a versão instalada é
Windows XP com Service Pack 3 ou superior;
- se o sistema operacional NÃO for Windows, verifique junto ao fornecedor
se o sistema suporta o uso da função de hash SHA-2.

Há não esqueça os terceiros, eu pude observar que este erro não é
apresentado nos navegadores: Opera, Edge, IE. Para mim, ele só se
apresentou no Google Chrome e Canary. Como o próprio nevegador informa: ste
servidor não conseguiu provar que é idg.receita.fazenda.gov.br. O
certificado de segurança dele é de [missing_subjectAltName]. Isso pode ser
causado por uma **configuração incorreta** ou por um invasor que
interceptou sua conexão.


Espero ter podido ajudar!




  <https://mailtrack.io/> Sent with Mailtrack
<https://mailtrack.io/install?source=signature&lang=en&referral=oliveira.jesse@gmail.com&idSignature=22>

<http://www.avg.com/email-signature?utm_medium=email&utm_source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail>
Livre
de vírus. www.avg.com
<http://www.avg.com/email-signature?utm_medium=email&utm_source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail>.
<#DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2>

*Cordialmente / Cordially;*


*Jesse Jusoli*
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*Consultor em Negócios e Tecnologia / Consultant in Business and Technology*
*Estud. / Stud. - Bacharel / PhD - Administração & Computação
/ Administration and Computing*


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Em 28 de abril de 2017 15:22, Vilson Pinto Guimarães Junior <
vilson em dbsystem.com.br> escreveu:

> Desde ontem estamos com dificuldade ao acessar sites da Receita Federal,
> ao abrir as páginas, é apresentado o erro de certificado invalido, em
> vários navegadores, em mais de 30 equipamentos, seria este erro isolado
> aqui?
>
>
> https://idg.receita.fazenda.gov.br/
> <https://mailtrack.io/trace/link/0bfeaf40f01ab4d46564c56a999213e94eea254d?url=https%3A%2F%2Fidg.receita.fazenda.gov.br%2F&userId=1465824&signature=4105f58ce1c58263>
> https://www1.siscomex.receita.fazenda.gov.br/siscomexImpweb-
> 7/login_cert.jsp
> <https://mailtrack.io/trace/link/945d959dec870c24071e8f5275cd00d9e00f7e10?url=https%3A%2F%2Fwww1.siscomex.receita.fazenda.gov.br%2FsiscomexImpweb-7%2Flogin_cert.jsp&userId=1465824&signature=27a09b6c08a7f09a>
> https://www37.receita.fazenda.gov.br/exportacao/login.jsf
> <https://mailtrack.io/trace/link/c23dd624c5583f2a9414c5c5305fe704cef90127?url=https%3A%2F%2Fwww37.receita.fazenda.gov.br%2Fexportacao%2Flogin.jsf&userId=1465824&signature=a1b36f8991b6f2ea>
>
>
> Entre outros...
>
>
> Atenciosamente,
> Vilson Guimarães
> Técnico de Suporte
> vilson em dbsystem.com.br
> www.dbsystem.com.br
> <https://mailtrack.io/trace/link/226489460b7f15d2ddbbe37d4a28fc4d6465140e?url=http%3A%2F%2Fwww.dbsystem.com.br&userId=1465824&signature=8151fae5b1d3ffc2>
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