[caiu] Facebook

Paulo Henrique paulohenriquef em gmail.com
Qua Abr 12 13:37:16 BRT 2017

Como eu havia dito, solicitamos peering com o Facebook e fomos atendidos,
as sessões estão no ar, mas ainda assim tenho aquele comportamento
indesejado - conteúdo do facebook entrando via Transito IP,e não via IX.br
(seja no atm ou via peering direto).

Como fazemos transito para outros ASNs, pensei que o problema poderia estar
relacionado ao AS-PATH, então tentei colocar prepend nos prefixos
anunciados via transito para tentar forçar a entrada pelo transporte, mas
mesmo assim não surtiu efeito. Já estamos fazendo os anúncios mais
específicos no peering (/24 no peering, /23 no atm e /20 e 21 no transito)
mas também não surtiu efeito - o trafego do facebook continua entrando via
transito.

Estamos recebendo do facebook 30 prefixos no peering, gostaria de
aproveitar para saber se esta é quantidade que vocês também recebem.

As alternativas estão se esgotando e não consegui ainda influenciar o
tráfego de modo que a maior parte da entrada seja feita via transporte.

Paulo Henrique Fonseca
paulohenriquef em gmail.com