[caiu] Virus UBNT

Diego Canton de Brito diegocanton em ensite.com.br
Dom Maio 15 14:34:35 BRT 2016

Ataca a porta 80, numa falha do CGI de login, se não me engano.

Origem é qualquer equipamento já infectado, pois ele infecta e se
replica.

Por isso que recomendo mudar a porta de gerencia de seus equipamentos
(isso dificulta) e atualizar para 5.6.4, versão que dizem não ser
afetada.

Em 2016-05-15 14:08, José Nilton escreveu:

> [...]
> pelo domínio "." (Domínio Ponto)
> Como disse quando postei o comando, ele deve ser executado em seu servidor
> DNS.
> --
> Enviado do aplicativo myMail para Android domingo, 15 maio 2016, 01:52PM
> -03:00 de Andrio Prestes Jasper < mascaraapj em gmail.com> :
>
> Esses ips são da sua rede? provavelmente estão infectados.
>
> Em 15 de maio de 2016 12:49, Felipe L. Gobetti < fel3456 em gmail.com > escreveu:
> Senhores,
> Executei o comando aqui nos servidores DNS, o que tem de retorno, é
 apenas

 mascaraapj em gmail.com >

> escreveu:
>
> meu caro, caso tenha acompanhado... não importa a complexidade da
 senha,

> o virus consegue entrar assim mesmo, pois a falha que ele explora não precisa de autenticação.
>
> Eu também achei que não tinha problema.
> Até rodar o comando abaixo no servidor DNS, foi quando descobri alguns
> clientes infectados mas que ainda não tinha dado problema.
>
> tcpdump -vvv -n port 53 -i eth0 | grep -i nxdomain | grep "ns: . " |
 cut

> -f5-8 -d "." | cut -f3 -d " "
>
> Em 15 de maio de 2016 10:08, VPNVyrtual.Com < vpnvyrtual em gmail.com >
> escreveu:
>
> Eu tenho que admirar viu. A culpa desse caos são dos descuidados
 donos

> de provedores de meia boca que cometem a gafe de deixar seus
 equipamentos

> na porta 80 ou 443 e ainda deixa uma senha fraca (sem @#$, etc.).
> Venho acompanhando isso em forum polones a varios meses que falam de coisas localizadas no leste Europeu, assim como um famoso rootkit que se
 camufla

 mandava

> arquivos para a China?).
>
> A UBNT vem falando e adicionando regras de segurança ja faz tempo.
>
> Aqui tenho cerca de 80% com firmware proprio e o restante 5.63 e
 5.64.

> Não tive o menor problema. Quanto ao EdgeSwitch é uma cagada da UBNT não
> permitir trocar o usuario master (tem que ser ubnt). Consegui
 somente

> via Cli.
>
> Quanto ao EdgeRouter vai pelo mesmo rumo.
>
> Demais coisas beijos e abraços e boa sorte, ja que aprender a lingua
> inglesa é uma obrigatoriedade e ficar alerta mais ainda. ahahahahaha
>
> -

> Andrio Prestes Jasper
> Celular: (65) 9320-3170 / 8444 0040

Att.