[caiu] Dejavu - Justiça determina bloqueio do WhatsApp no Brasil por 72 horas

Jefferson Silva jefferson.igorbr em gmail.com
Ter Maio 3 22:37:06 BRT 2016

Senhores, boa noite!

Acho que seria interessante lermos a sentença sobre o caso. O magistrado,
pediu basicamente informações (localização do indivíduo, por exemplo) sobre
a pessoa que usou o WhatsApp, a empresa negou o fornecimento. O juiz não
pediu informações anteriores, mas pediu para que a empresa fornecesse a
partir do momento em que foi notificada (assim como acontece em grampos
telefônicos, "não podemos grampear o que já passou").
Diante disso, o juiz percebeu a "má fé" da empresa em colaborar com a
Justiça. Em sua decisão, ele apenas pediu o bloqueio para as operadoras que
fornecem internet móvel, justamente para apenas bloquear os usuários dos
presídios (ok, isso ainda prejudica muita gente, mas ele ao menos teve esse
cuidado).

Nesse caso, eu na minha posição de leigo, não vejo como "errada" a atitude
dele. Se eu me recusar a colaborar com a justiça o que acontecerá? Ele
usará os meios cabíveis para me forçar a obedecer...

Att,

Jefferson Igor
Analista de Rede
(84) 8826-2814