[caiu] SPFBL

Leandro Carlos Rodrigues leandro em allchemistry.com.br
Sex Jul 1 07:19:38 BRT 2016

Maravilha Edinilson.

Nestes últimos meses a gente trabalhou duro em cima de blocos de IPs
dinâmicos e também em cima de IPs com FCrDNS inválido ou máquinas que
não tem propósito de serviço de e-mail mas mesmo assim disparam e-mails,
como por exemplo servidores Apache atacados.

Isso gerou com toda certeza alguns poucos falsos positivos, pela
eventual dificuldade de obter informações consistentes, porém ampliou
drasticamente a quantidade de verdadeiros positivos. Daí vem a causa do
aumento que você aponta.

Estamos resolvendo os falsos positivos dando acesso aos colaboradores do
projeto para entrar diretamente no serviço e remover estes falsos. Além
disso estamos também usando o serviço dnswl.org para cruzar com a base
de IPs listados.

Se tiver problemas com falsos positivos, entre em contato comigo pelo
leadro em spfbl.net para eu te passar o acesso à ferramenta de delisting e
ajudar nossa equipe a fazer esse trabalho de limpeza. Quanto mais gente
apontando e removendo FP, mais rápido a lista vai convergir para a
perfeição.

Abraços,

Leandro Carlos Rodrigues
TI All Chemistry do Brasil