[caiu] Possível filtro L3 TIWS / TATA / LEVEL3

Rafael Lopes rafael em l0pes.com
Terça Fevereiro 23 16:48:54 BRT 2016


Boa tarde,

Há alguns dias, alguns assinantes estão reportando dificuldade para acesso
à algumas páginas como www.tjba.jus.br, bankline.itau.com.br e outras mais.
Já identificamos que as conexões partindo de alguns prefixos nossos para
estes destinos param em um dos operadores citados (TIWS, TATA, LEVEL3).

Quando mudamos o IP de origem (usando masquerade NAT), o site abre
normalmente. Como exemplo, seguem testes de traceroute para o site
www.tjba.jus.br:

Traceroute com IP 177.21.22.254 sem masquerade NAT

C:\Users\R>tracert www.tjba.jus.br

Rastreando a rota para plutao.tjba.jus.br [200.217.70.40]
com no máximo 30 saltos:

  1     1 ms     1 ms    <1 ms  253.22.21.177.teletalk.net.br
[177.21.22.253]
  2     1 ms     1 ms     1 ms  177.21.1.81.teletalk.net.br [177.21.1.81]
  3   107 ms    60 ms    38 ms  13.0.21.177.teletalk.net.br [177.21.0.13]
  4     2 ms     1 ms     1 ms
xe-1-2-0-0-grtssatw1.net.telefonicaglobalsolutions.com [176.52.253.48]
  5    20 ms    20 ms    21 ms  94.142.97.17
  6    87 ms    86 ms    86 ms
te0-6-0-3-grtmiana4.red.telefonica-wholesale.net [94.142.127.74]
  7    86 ms    86 ms    86 ms  ix-1-0-3-0.tcore1.MLN-Miami.as6453.net
[63.243.152.141]
  8     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  9     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 10     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 11     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 12     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 13     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 14     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 15     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 16  ^C
C:\Users\R>


Traceroute com IP 177.21.22.254 usando masquerade NAT (177.21.1.82)

C:\Users\R>tracert www.tjba.jus.br

Rastreando a rota para plutao.tjba.jus.br [200.217.70.40]
com no máximo 30 saltos:

  1     1 ms    <1 ms     1 ms  253.22.21.177.teletalk.net.br
[177.21.22.253]
  2     1 ms     1 ms     1 ms  177.21.1.81.teletalk.net.br [177.21.1.81]
  3    72 ms    69 ms    49 ms  13.0.21.177.teletalk.net.br [177.21.0.13]
  4     2 ms     2 ms     1 ms
xe-1-2-0-0-grtssatw1.net.telefonicaglobalsolutions.com [176.52.253.48]
  5    20 ms    19 ms    19 ms
xe1-1-1-0-grafortw2.net.telefonicaglobalsolutions.com [84.16.14.105]
  6    87 ms    87 ms    87 ms
te-0-7-0-3-grtmiana4.red.telefonica-wholesale.net [176.52.250.246]
  7    86 ms    86 ms    87 ms  ix-1-3-5-0.tcore1.MLN-Miami.as6453.net
[63.243.152.49]
  8   115 ms   120 ms   113 ms  63.243.152.130
  9     *      133 ms   124 ms  100.122.20.2
 10   134 ms   129 ms   128 ms  100.122.20.123
 11   125 ms   127 ms     *     200-164-47-132.host.telemar.net.br
[200.164.47.132]
 12   137 ms   155 ms   144 ms  200-164-47-130.host.telemar.net.br
[200.164.47.130]
 13   134 ms   133 ms   130 ms  200.223.46.246
 14   135 ms   154 ms   151 ms  187.12.11.74
 15     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 16     *      151 ms   149 ms  187.12.11.74
 17     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 18     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 19     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 20     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 21     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 22     *        *     ^C
C:\Users\R>

Vejam que no primeiro traceroute o pacote vai até o host 63.243.152.141
(AS6453 TATA COMMUNICATIONS) e para. Aparentemente, algum filtro L3 na
TATA, pois basta mudar o IP de origem que conseguimos acesso aos sites.
Provisoriamente, estamos fazendo NAT das conexões para os destinos com
problema.

Enviamos um e-mail para a TATA mas eles reportam que só dão suporte para
clientes da operadora e recomendaram encaminhar a solicitação para a TIWS.

Alguém aqui já passou por uma situação parecida ou tem informações que
possam ajudar? Além da TATA, tem alguns destinos que passam pela LEVEL3 e
TIWS, que é onde o pacote "morre".

Att,

--
Rafael Lopes
Teletalk Telecomunicações
AS53242


Mais detalhes sobre a lista de discussão caiu