[caiu] Simet com probelmas.

Fabricio Tamusiunas fabricio em nic.br
Quarta Setembro 9 15:26:23 BRT 2015

	Me permitam dar uma posição sobre isto.

	Neste final de semana tivemos um sério problema de corrompimento de volumes após um upgrade de storage guiado pela Dell.

	Para terem uma idéia do tamanho do problema, para recuperação dos dados foi necessário o envolvimento da equipe de engenharia do fabricante, em Austin, além da equipe de suporte do banco de dados. Enquanto o storage estava inoperante, as requisições que envolvem banco de dados ficaram limitadas.

	Qualquer aplicativo do SIMET acessa um servidor de aplicação antes do teste, com o objetivo de pegar um identificador único que é enviado aos servidores durante os testes. Quando ele tem algum problema na aquisição deste identificador, considera como erro de rede. Uma das coisas que estamos fazendo para melhorar isto é trocando a mensagem. No caso de pegar um identificador vazio, o sistema mostrará a mensagem “Problemas em nossos servidores. Tente mais tarde”. As versões para Android estarão disponíveis até sexta-feira e para iOS, dependendo da Apple, até o final da semana que vem.

	Atualmente já estamos com a estrutura operacional novamente.

	Quanto às versão sem Java, teremos uma até o final de outubro. Existem tecnologias que tivemos que descartar para isto, sendo uma delas o WebRTC (chegamos a fazer uma versão com WebRTC). A principal razão é a grande, variável e imprevisível latência que existe em função do grande número de camadas entre o WebRTC e a rede.

Fabricio Tamusiunas
Gerente de Projetos
Diretoria de Projetos Especiais e de Desenvolvimento
+55 11 5509-3504
INOC 22548*322
www.nic.br <http://nic.br/>