[caiu] Quedas PTT Rj

Rubens Kuhl rubensk em gmail.com
Quarta Julho 22 11:33:23 BRT 2015

Existe um formato de dump chamado MRT que o Zebra fazia dump e que
atualmente Quagga, OpenBGPD e BIRD fazem também... mas é bem trabalhoso,
apesar de bastante poderoso.

Notar que isso só pegaria as alterações visíveis em BGP, mas muitas CDNs
simplesmente passam a dar outra resposta em DNS... por isso eu acredito que
seja mais prático escolher tráfegos relevantes (Google, Netflix, Akamai
etc.) e guardar a informação tanto de qual IP responde em consulta DNS
quanto um traceroute para esse IP. Com essas informações fica mais simples
diagnosticar mudanças desse tipo.

Rubens