[caiu] Operadoras sob ataque

Provedor Bogus provedorbogus em gmail.com
Quinta Julho 9 15:50:48 BRT 2015

O BH por origem seria apenas para o seu AS, ou seja, bloquear IP de origem
com destino ao ASN X e somente naquele upstream. Isso não precisa ser
propagado pro resto da Internet, da mesma forma que um blackhole atual não
sai dos domínios dos upstreams, do contrário, bastaria anunciar somente
para um deles.

Mas tudo isso passa por análise de risco e cada um vai aceitar o que melhor
lhe convier.
Atualmente, se alguém quiser me tirar do ar, vai tirar. Não há
absolutamente nada que eu possa fazer pra me defender, e se isso acontecer,
é shutdown nos meus upstreams até o sujeito ser piedoso e deixar eu voltar
pro ar.
Por outro lado, eu prefiro correr o risco de ter meu IP spoofado e
inadvertidamente anunciado para blackhole para um determinado AS. Pelo
menos pra mim, é preferível ficar sem trânsito somente para um determinado
AS do que para toda a Internet.