[caiu] AS28618 fazendo trânsito de prefixos aprendidos pelo PTT-SP

Romeu Medeiros medeiros em medeiros.eng.br
Segunda Setembro 15 01:19:12 BRT 2014

Não podemos esquecer que no mês passado tivemos também o 262316 anunciando
todo mundo na rede da Embratel. ou seja 3 eventos desses em pouco tempo.

Realmente do meu ponto a culpa maior é dos upstream que deveria ter uma
política de filtros que impedisse esse tipo de coisa, quando temos um novo
cliente que utilizará BGP primeira coisa que fazemos é justamente o filtro
para impedir que ele anuncie algo que não seja da rede dele. Entretanto
essas três operadoras andaram não fazendo o dever de casa.

A idéia que vejo muito aqui nessa lista, de que parte da culpa é do fato do
Mikrotik ter uma facilidade de configuração que propicia para quem está
iniciando uma operação mais tranquila, na minha opinião é meia inaceitável,
é como dizer que um carro automático possibilita mais acidentes pelo fato
dele ser mais fácil de dirigir do que um carro manual. Já trabalhei com
diversas plataformas, comecei nos primórdios dos cisco 2500 e nem por isso
vou falar que se alguém fez algo errado foi por culpa da ferramenta.

Como disse, essa é a minha opinião.

Att

Romeu Medeiros