[caiu] Baixo desempenho no teste do Simet

Francisco Neto fjbvneto em gmail.com
Quinta Janeiro 9 00:02:23 BRST 2014

Positivo.

Infelizmente eu acho, o Brasil Banda Larga é a EAQ (Entidade Aferidora de
Qualidade de Banda Larga), conforme Anatel, e não sei até onde é bom isto
não. Também não consigo admitir este fato, pois a entidade deveria ser o
CG/Registro.br, para justamente garantir a neutralidade de fato e por
exemplo, o simet ser a ferramenta, pois ela poderia inclusive ser
melhorada, com o capex e opex demandado para criar a do Brasil Banda Larga
(mesmo sendo da iniciativa privada, mas poderia ser investido em outras
coisas)....

Aqui na BA (PIX PTT-BA/UFBA) esta tudo ok graças a DEUS, meus testes com o
simet batem lá sempre, e as vezes, bem pouco, no PTT-SP, justamente via
ALOG, as vezes meu cliente simet para ios/iphone, mesmo dentro de minha
rede, vai para lá também. Mas a absoluta maioria dos testes vai via ptt-ba.
Se eu puder 'chutar' um numero, diria que para cada 10 'simetadas' 1 ou 2
no máximo batem de fato no PTT-SP, eu não saberia precisar porque (seria
algo na aplicação do Simet), pois de anúncio BGP/Roteamento, meus anúncios
mais específicos (fora peers privados/bilaterais) estão no PTT-BA conotando
minha preferecia de roteamento....

Speedtest (computador e aplicação de Iphone), sempre jogam para meu mirror
no speedtest (as vezes que não jogava, era 'culpa minha', pois foi caso de
troca de servidor/manutenção no rack). As vezes eu mudo manualmente para
testar em outros, aqui da BA, de SP e outros estados e também la da
gringolandia pelo speedtest.

Particularmente amigo Douglas, não vejo necessidade de servidor para o
simet na gringolandia... tem é que ter mais por aqui mesmo, isto seria uma
prerrogativa de roteamernto (caminho mais específico, é prioritário) além
da questão geodésica/distancia... a gringolandia fica a uns 90ms por baixo
em condições ótimas... acho que podemos e devemos evitar... e se o projeto
do SIMET cobrir TODOS os PTT´s do projeto PTTMetro no .br (ai só nosso
amigo Fabricio/Equipe Nic.br poderia confirmar), ai para mim estaria ok,
todos os ptt´s cobertos, e se possível lá no Nap/Terremark-BR também se
possível...  Pois ai, de fato, TODOS vão ter acesso pelos ptt´s como
prioritário.

E na verdade, acho que o melhor seria a Anatel adotar o Simet (como 'já foi
um dia', teve época, da Anatel indicar o Simet), de fato a neutralidade do
Simet em existir apenas nos ptt´s... e ser neutro, é ótima. E o Simet
existir em TODOS os PTTs do PRojeto PTTMetro.

Onde estão os servidores do Brasil Banda Larga ?  (Aqui no meu caso, eu
'chego neles' pelo meu link com a OI e pelo PTT-SP, onde é prioritário pelo
PTT-SP, aqui comigo finaliza no as22356, que esta no atm do PTT-SP). Eu
aqui estou em média há 38ms de as22356.sp.ptt.br [187.16.216.5].

Sem sombra de dúvidas, 'estarei mais perto' do SRV do Simet no PTT-BA e
também é claro do meu mirror do speedtest (mais perto de todos, este esta
em minha rede e de fato e  'distância' é de 6ms maximo ......

Para medições 'em público' aqui eu tenho procedimentos padrão, pelos nossos
velocimetros, pelo speedtest e pelo simet, e eu sempre oriento a executar
pelo menos 3 testes em cada método e com intervalos de 10m cada, e depois
tirar a média para ter noção.

Pensando na hipótese de botar na gringolandia (o problema é o capex e o
opex demandado) e este capex + opex, que é nosso grande problema, poderia
ter outro rumo...  além do fato de, por lógica, os testes de dispositivos
que estejam no brasil, não deveriam cruzar o oceano, devem ter origem e
destinos nacional, de preferencia em ponto neutro.

E lembrem que ainda tem também aos custos de transporte l2 para os
principais ptt´s e dc´s do mundo (pode botar ai por baixo uns 10 ou 20
pontos lá fora, e não só nos USA e Europa, mais também na ásia, africa e
Oceania...tem vários ixp´s espalhados, e algums tem trávego acima de 100mbps

Creio que o ideal seria a Anatel adotar o Simet, e talvez o nic.br ampliar
mais a estrutura do Simet, ai sobraria capital que poderia ser investido
uma parte na melhoria do desenvolvimento do software do simet...  das
estruturas do ptt .... tipo botar mais copias do L-Root nos ptt´s...(botar
em todos, por exemplo no ptt-go, que tem ai na casa de 900mbps- 1gbps de
trafego e participantes como GVT, CTBC... entre outros... mas não tem uma
cópia local do L-Root, penso que, com o capex / opex que iria ser melhor
investido, daria para botar uma cópia do L-Root em cada PTT do Projeto
PTTMetro ...)  ....

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Internet_exchange_points

No mais um abraço a todos.

SDS,