[caiu] Ameaças de ataques a redes de Instituições Federais

Gabriel Bemfica gobemfica em gmail.com
Quarta Janeiro 8 01:21:41 BRST 2014

Galera, o laboratório é de mídias, apenas o diretor e o filho dele (que ocupa algum cargo lá, não sei exatamente qual, mas é basicamente um faz-tudo de luxo que ajuda pra caramba nos perrengues) mexem com algo de código, o que descarta provavelmente ser alguém de dentro. O lab. em si não tem muito nome nem dentro da Universidade, a maioria das pessoas que conhece é aluno da Faculdade de Educação (pedagogia, mestrados, e acho que Letras), então não acho que seria alvo preferencial pra alguém externo. Falei com o professor antes de postar aqui e ele me pediu que não revelasse muita coisa dos detalhes do ataque, mas a questão é que é necessário confirmar a inscrição pelo e-mail recebido, então o bot é um pouquinho mais complexo que se imagina a princípio. Justamente por não ser algo lá muito prioritário (a última postagem é de 2011, e o site em si foi feito em 2008, a única parte ativa é um fórum de EaD pelo Moodle), é compreensível que não haja estrutura de captchas, não lembro nem se isso já era prática comum à época. O sistema de inscrições, ao que consta, ainda está off, mas fica o alerta: havia uma brecha de segurança e ela foi explorada. Se aquele site que ninguém mantém, mas ninguém tem saco pra fechar, não passou por uma revisão de segurança ultimamente, pode ser uma boa hora pra verificar se ninguém está procurando uma vulnerabilidade neles. Como já foi falado aí, galera sofre com isso todos os dias, mas pode deixar escapar um buraco pequeno que acha que ninguém vai notar.

Gabriel Bemfica

Consultor de tecnologia - Nerd Ajuda

nerdajuda.com