[caiu] RES: Fibra de Fortaleza para Portugal

Regis CM recoma em gmail.com
Quinta Fevereiro 27 15:21:59 BRT 2014

Projeto existe, mas falta quem pague. E um link para a Europa é rentável.
Já para a África, só se um ditador bancar...

http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=35918&sid=8#.Uw-CivldWTc

Sem dinheiro, Telebras desiste de cabo submarino para África

*:: *Luís Osvaldo Grossmann <ruivo em convergenciadigital.com.br>
*::* Convergência Digital <http://convergenciadigital.uol.com.br/>
*:: 05/02/2014*

Terminou o noivado entre a Telebras e a Angola Cables para a construção de
um cabo submarino entre o Brasil e a África. E, assim, definha o projeto
original que envolvia três novas conexões internacionais. Apenas o projeto
de uma nova conexão direta com a Europa sobrevive, por enquanto.

O governo brasileiro, que chegou a chancelar o acordo, faz silêncio sobre o
fim desse romance. Coube ao presidente do consórcio angolano, António
Nunes, que está no Brasil, revelar que a estatal não mais faz parte do
projeto, estimado em US$ 160 milhões, agora assumido solitariamente pelo
grupo africano.

À reboque das declarações de Nunes, a Telebras divulgou nesta terça-feira,
3/2, uma nota na qual “esclarece” que  “a prioridade da empresa é a
construção do cabo submarino que liga o Brasil ao continente europeu”. Diz,
ainda, que “ofereceu à Angola Cables, em Fortaleza, um ponto de aterragem
do cabo em solo brasileiro”.

Segundo informações da própria estatal, no entanto, a decisão está
diretamente relacionada ao caixa – não haveria recursos para tocar dois
projetos de cabos submarinos simultaneamente. Em si, trata-se de um dado
revelador sobre um projeto que já foi bem mais ambicioso.

Afinal, a ideia da Telebras era construir cinco novos cabos submarinos:
para os Estados Unidos, Portugal, Uruguai, além de uma nova ligação entre
Fortaleza – o principal ponto de conexão das ligações submarinas do país –
e São Paulo, com escala no Rio de Janeiro. E, naturalmente, o cabo de 6 mil
km até a capital angolana, Luanda.

O conjunto desse projeto era estimado em R$ 1,8 bilhão e envolvia a criação
de parcerias, especialmente com a Odebrecht, além de sócios internacionais
a depender da empreitada. O papel da estatal, embora em geral variasse
financeiramente entre 10% e 15% em cada trecho, não era pequeno. Foi a
Telebras quem desenhou o projeto e chegou a publicar termos de referência,
ainda em 2012, para atrair fornecedores.

Curiosamente, o trecho que a Telebras alega ser o prioritário já chegou a
figurar como o patinho feio de todo o projeto, pela ausência de interesse
em sócios na empreitada. Agora considerado viável financeiramente, superou
inclusive aquele tido inicialmente como o mais importante, para os Estados
Unidos, que também está na geladeira.

*Att.,**Régis*
http://regiscm.com