[caiu] Fibra de Fortaleza para Portugal

Regis CM recoma em gmail.com
Terça Fevereiro 25 22:16:48 BRT 2014

15/01/2014 11h48 - Atualizado em 15/01/2014 13h52
 Telebras aprova construção de cabo submarino entre Brasil e Europa Estrutura
vai servir para transmissão de dados via internet.
Investimento previsto no projeto é de US$ 185 milhões.

*Fábio Amato* Do G1, em Brasília
  273 comentários

O conselho de administração da Telebras autorizou a assinatura de um
pré-acordo de acionistas para a formação de uma empresa brasileira que
deverá construir e operar um cabo submarino para transmissão de dados via
internet entre o Brasil e a Europa.

A previsão é que sejam investidos US$ 185 milhões (R$ 435 milhões) no
projeto. Pelos termos do pré-acordo, a Telebras terá 35% da empresa que
será constituída, chamada de JVCo. Outros 20% ficarão com um sócio
brasileiro – possivelmente, um fundo de investimento – e os 45% restantes
serão da espanhola IslaLink Submarine Cables.

As obras devem começar ainda em 2014 e, após iniciadas, a expectativa é que
sejam concluídas em até 18 meses. A construção do cabo é considerada
estratégica pelo governo brasileiro, para aumentar a segurança das
comunicações entre Brasil e Europa.

Atualmente, existe um único cabo ligando o Brasil ao continente europeu,
que pertence a um consórcio do qual a Telebras faz parte, mas essa
infraestrutura é usada quase que exclusivamente para comunicação de voz
(telefonia). Por isso, a troca de dados via internet passa hoje pelos
Estados Unidos, país que nos últimos meses tem sido alvo de denúncias de
espionagem sobre informações eletrônicas.

*Presidente interino*
Nesta quarta-feira (15), o analista de sistemas Francisco Ziober Filho
assumiu interinamente a presidência da Telebras, no lugar de Caio Bonilha,
que renunciou na terça-feira (14). Bonilha, que estava no cargo desde junho
de 2011, alegou "motivos pessoais" para deixar o posto.

Durante entrevista em Brasília nesta quarta-feira, Ziober disse que sua
prioridade à frente da Telebras será concluir as obras voltadas à Copa – a
empresa é responsável pela implantação da rede de fibra óptica que vai ser
usada na transmissão das imagens dos jogos. Segundo ele, 75% dos trabalhos
já estão prontos.

Outra prioridade, de acordo com Ziober, será a instalação de escritórios
regionais da Telebras em Belém, Fortaleza, Salvador, São Paulo, Rio de
Janeiro, Porto Alegre e Brasília. O objetivo é aproximar a estatal dos
clientes regionais e facilitar o suporte à fiscalização das obras.

A Telebras atua dentro do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), do governo
federal, oferecendo capacidade de transmissão de dados via internet para
pequenos e médios provedores. Com essa estratégia, o governo espera
aumentar a oferta de planos de internet a um custo menor, principalmente no
interior do país.

*Att.,**Régis*
http://regiscm.com