[caiu] RES: RES: RES: Facebook

Diego Canton de Brito diegocanton em ensite.com.br
Segunda Fevereiro 10 23:52:01 BRST 2014

Não, assim como O GGC, são definidos IPs nos servidores e registros PTR em nosso DNS para o nome que elea definirem, conforme a solicitação no DNS principal deles o servidor indica o IP da rede mais próxima ou com menor latência. Apenas isso, nada de proxy ou outro, o conceito é meio diferente ;)

Esse nome que vc vê é referente ao GGC de onde está o conteúdo; Se algum estiver congestionado vc é transferido para o mais próximo.

Quase um comodato, eles enviam o servidores, pedem em troca mão de obra pra manutenção, espaço na rack, 1Gpbs de UPLINK, fontes redundantes e algo como 600Watts.

Se não me engano, são 500Mbps de tráfego com o AS deles pra envio dos servidores (Akamai); Facebook não sei.

Enviado por Samsung Mobile

-------- Mensagem original --------
De : Renato Frederick <renato em frederick.eti.br>
Data:10/02/2014  21:57  (GMT-03:00)
Para: caiu em eng.registro.br
Assunto: Re: [caiu] RES:  RES: RES: Facebook

Opa.

Desculpa a ignorância, mas como akamai funcionaria?

OK, sei que é um CDN :)

Mas no caso, você vai usar esta caixa como root server  dos seus DNS
recursivos?

Você vai ter que fazer algum redirect da porta 80(ou outras), para a
caixa analisar a página e reescrever o que ele tiver local e fazer a
entrega? Eu uso a gvt em casa e noto que quando vejo alguns videos no
youtube, a url muda para algo-blablablbalblaa-GVT-XXXX.youtube. se eu
fecho uma vpn com os EUA, a mesma página fica XXXXX-blbalbala,youtube

Ou vai trabalhar como bridge?

Eles fornecem os servidores em rack em comodato? qual a banda?

Por fim, vi naquele video que um Brasileiro explica como o facebook
funciona, que para alguns provedores eles fornecem um rack que faz todo
o processo ser rápido(desde que voce tenha banda alta com eles). Já
ouviu sobre isto?

Facebook é tenso, vejo alguns logs de cache e tem gente que literalmente
dá um refresh a cada 5segundos, necessidade de ficar vendo vida alheia
hehehe

Em 10/02/14 17:42, Diego Canton - Suporte Ensite escreveu:
> Isso, nosso trafego com a Rede Akamai atinge o tráfego necessário para o
> envio dos servidores de cache deles, já temos tudo acertado, estamos
> aguardando a chegada dos servidores para ver como vai ser o comportamento,
> apesar de acreditar que nada relacionado a Facebook vá ser armazenado
> localmente :/
>
> Att,

>>> __