[caiu] RES: RES: Problemas GVT

Edinilson - ATINET edinilson em atinet.com.br
Sexta Outubro 4 10:51:08 BRT 2013

Falando em fibras submarinas, voces viram esta reportagem, do mes de maio,
sobre a segurança das fibras?

How Do You Protect Undersea Internet Cables, Anyway?
http://www.nextgov.com/cloud-computing/2013/05/how-do-you-protect-undersea-internet-cables-anyway/63076/

Edinilson
ATINET
Tel Voz: (0xx11) 4412-0876
http://www.atinet.com.br

----- Original Message -----
From: "Maurílio Mesquita" <foxibr at gmail.com>
To: "Lista das indisponibilidades da Internet brasileira"
<caiu at eng.registro.br>
Sent: Friday, October 04, 2013 1:16 AM
Subject: Re: [caiu] RES: RES: Problemas GVT

Vídeo bem interessante da Alcatel-Lucent sobre como se faz o reparo de
cabos submarinos. Provavelmente será ela quem irá reparar o cabo SAC/LAN
recém rompido. Foi ela também quem lançou o cabo originalmente para a
Global Crossing. Dá até um bom trabalho, especialmente se for em uma zona
muito profunda!

http://www.youtube.com/watch?v=zwkRaWDWTGw&list=PL169FF67809A0C837&index=3&feature=plpp_video

Estou em Fortaleza e vou dar um palpite: A landing station da Level3/GLBX
fica vizinha à da TIWS aqui e já ouvi falar que ambas estão diretamente
interconectadas com fibra. É bem provável que a Level3 possa estar tentando
transbordar tráfego pelo cabo da TIWS (ou de outra operadora) no trecho
Fortaleza-Rio, enquanto o cabo não é reparado, já que o trecho do SAC de
Miami a Fortaleza está 100% operacional e a rota do pacífico deve estar com
"overbooking".

Att,

*Maurílio Mesquita*