[caiu] CDN da Akamai Brasil

Alexsandro Pereira caiu em alexsandro.com.br
Terça Outubro 1 22:45:47 BRT 2013

Então está me dizendo que a Akamai tem parceria com um Grid ou Cluster com
vários datacenters como o da GVT, CTBC, Oi e dentre outros aqui no Brasil?

O host que vejo sendo usado é o fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net. Eu não sei,
mas acho que ele é fixo geograficamente ele responde ping para
a1408.dspw43.akamai.net [204.93.35.213]

Não, pera, executei um nslookup e vi que o buraco é mais em baixo, vejam:

nslookup fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net
Servidor:  UnKnown
Address:  192.168.0.1

Não é resposta de autorização:
Nome:    a1408.dspw43.akamai.net
Addresses:  2600:1404:d::6007:2952
          2600:1404:d::6007:2963
          2600:1404:d::6007:290a
          204.93.35.156
          204.93.35.172
          204.93.35.171
          204.93.35.147
          204.93.35.155
          204.93.35.180
          204.93.35.146
          204.93.35.186
          204.93.35.170
Aliases:  fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net
          fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net.edgesuite.net

Pelo visto ele responde N rotas geograficamente estratégicas né.

Pergunto estas coisas por curiosidade como funciona a Akamai e os CDNs.

Provavelmente um roteador ou load balance redireciona o trafego a cada
requisição ne?