[caiu] RES: Global wave

Tiago Flôres tiago em balensiefer.com.br
Quinta Novembro 7 10:49:45 BRST 2013

Oi Rafael,

Entendi. Mas, quando você sai da estrutura do teu provedor de acesso, você
está concorrendo com tráfego da rede pública onde você pode e vai sofrer
com vários fatores, desde políticas de roteamento, disponibilidade dos
circuitos de outras operadoras, que fogem da autonomia do teu provedor.
Ainda assim é válido buscar motivos e origem da lentidão que vc reclama.

Com traceroute (MTR) vc consegue observar indícios de aonde está o gargalo!
Pode ter algum roteador "sobrecarregado" no meio do caminho. É muito comum.
Outro fator que sempre atrapalha são as manobras de engenharia de tráfego,
ou seja, nem sempre você vai utilizar o melhor caminho para alcançar um
determinado ponto remoto. As operadoras podem, a seu critério, alterar os
caminhos do roteamento e hora utilizar um circuito, ora outro. Isso é muito
relativo. Além da questão da demanda natural de tráfego que vc concorre de
outras origens/destinos.

[]'s