[caiu] Reunindo dossiê de ISPs com má performance p/ YouTube

Kurt Kraut listas em kurtkraut.net
Sexta Maio 31 19:48:16 BRT 2013

Aloha pessoal,

Antes tarde do que nunca! Enviei ao Google o dossiê como prometi. Os
sistemas autônomos que me enviaram dados também receberam uma cópia do
relatório que fiz Neste ínterim me mudei de cidade, meu avô faleceu e
vários dos dados que os ISPs me mandaram estavam em português e fora de
formatação. Só neste feriado consegui compilar todos os dados, fazer as
análises, gerar o documento e enviar para os contatos privilegiados que
consegui dentro do Google.

Deixei tudo mastigadinho para eles, formatei de forma padronizada em
tabelas todos os traceroutes (o que deu um trabalho desumano) e já pus a
minha análise da da causa do problema e o que eles tem que fazer para
resolver. Eles precisam de nenhum esforço adicional, basta ler e nos dar
uma resposta. De forma resumida, o que consta neste dossiê é:

- As rotas para os servidores que servem vídeos do YouTube para os sistemas
autônomos brasileiros e os IDs dos GGCs mais problemáticos.

- Evidências de que durante o horário de pico diário noturno, há uma
preferência por parte do Google em entregar vídeos através de servidores no
exterior em vez dos GGCs no Brasil.

- Expliquei que a conectividade internacional do Brasil é instável de de
baixa largura de banda (fim a fim) e que portanto entregar vídeos do
YouTube de servidores estrangeiros precisa ser entendido como último
caso/alternativa.

- Evidências de que durante o horário de pico diário noturno, o Google
Global Cache acessível pelo PTT-SP fica sobrecarregado.

- Evidências de que o Google Global Cache hospedado dentro da GVT está
sobrecarregado para demanda que recebe degradando a performance de sistemas
autônomos que compram trânsito desta operadora.

- Expliquei a pressão que os consumidores fazem em cima dos provedores de
acesso e a tensão que isso gera. Também citei o movimento que foi iniciado
nesta lista de bloqueio aos serviços do Google por um dia sob forma de
protesto com redirecionamento a uma página contendo um manifesto.

- Insisti que preciso obter deles uma resposta/feedback oficial para que eu
traga a todos os interessados e envolvidos no assunto.

Em face a todos os dados que expus, fiz formalmente as seguintes sugestões
no documento:

1) A expansão da capacidade dos GGCs gru03s09, gvt-cwb1 e gvt-cwb2.

2) A abertura de mais GGCs no Brasil principalmente e nos PTTs operados
pelo NIC.br. Apresentei estes PTTs como um porto seguro e confiável para o
investimento deles pois a lisura e a neutralidade pode ser garantida pelo
NIC.br.

3) A pesquisa e mensuração para se estabelecer um patamar/valor de
sobrecarga no GGC do PTT-SP em que realmente valha a pena roteador os ISPs
brasileiros para GGCs estrangeiros. Disse que me parece que esse
chaveamento me parece acontecer de forma prematura e que até um certo
patamar, mais vale o GGC de GRU sobrecarregado do que ir até Ashburn obter
vídeos do YouTube.

Agora resta aguardar a resposta do Google. Agradeço a todos pelo apoio e os
estímulos que recebi via mensagens privadas.

Abraços,

Kurt Kraut
E-mail: listas at kurtkraut.net
Twitter: @KurtKraut