[caiu] RES: RES: RES: RES: RES: RES: YouTube travando - testes

Sidmar Pires Silva spsilva em vianet.com.br
Quinta Maio 16 08:41:28 BRT 2013

Bom dia.

Só para dar uma sugestão, o Kurt podia fechar seu relatório agora com
os dados que já tem e enviar para o Google mas mantém aberto o contato
com os AS para complementar este relatório reenviando-o novamente
mais adiante com dados mais recentes.

Atenciosamente,

Sidmar Pires Silva
Infraestrutura
spsilva em vianet.com.br
Tel.: 55 11 4496-8610
www.vianet.com.br
Vianet Telecomunicações e Internet

-----Mensagem original-----
De: caiu-bounces em eng.registro.br [mailto:caiu-bounces em eng.registro.br] Em nome de Francisco Neto
Para: Lista das indisponibilidades da Internet brasileira
Assunto: Re: [caiu] RES: RES: RES: RES: RES: YouTube travando - testes

Bom,

O 'lulista, ou petista foi otimo...rsr ' ....

Concordo com o que o Kurt disse, bloqueio simples é algo radical de mais.

E para algo tão massivo quanto o google, seria realmente um tiro no pé
(imagino por exemplo, como eu, convenceria mais de 6000 pessoas que o
acesso delas pelo meu AS ao google ou youtube esta bloqueado por causa 'das
maudades do google no ptt-sp' ? pq ta ruim ?? pq o google precisa melhorar
seus servicos e aumentar sua capacidade no principal ponto de troca de
trafego do brasil, tipo dobrar sua capacidade atual, e como ele nao faz
isto por nao saber ou por nao dar importancia, nos vamos desativar o acesso
ao google 1 dia por semana em sinal de protesto ! Sera que eles iriam
aceitar (eles = minha base de clientes residenciais... ) talvez alguns ate
aceitem e compreendam, mas tenho certeza que sera a minoria... eu nao faria
isto !

Realmente o problema pode é tender a crescer pois se existe reclamação por
desempenho, a tendencia é que ela aumente no caso do down !

Ações como esta de informar formalmente (Quem se queixa, informar
formalmente a quem e de direito), da melhor forma possível (como este
'abaixo assinado' organizado por Kurt, alias colega,parabens pela
iniciativa, qual é o prazo final mesmo ? Tive alguns contratempos mais
quero enviar o meu tb em pvt para fazer parte, fazer numero.... qual o
prazo, da uma alongada nele (sugestão) e reforça a chamada... PESSOAL QUE
TEM AS, É IMPORTANTE ISTO)...

Outra boa ação é a publicação, vou solicitar a minha equipe que poste no
facebook, orkut, twiter, e tudo mais que é veículo, imagine SE TODOS AQUI
FIZEREM O MESMO ? SE TODOS, ALEM DE PARTICIPAR DESTE ABAIXO ASSINADO
PROPOSTO POR KURT, CADA UM DE NOS, AS DO PTT-SP POR EXEMPLO, QUE SE SENTE
AFETADO, FOSSE POSTAR EM REDES SOCIAIS, FAZER CAMPANHA DE MARKETING E AVISO
EM TUDO QUE FOR POSSIVEL, AVISAR AOS CLIENTES TAMBEM... sera que nao teria
mais impacto ?

Imagine se TODOS aqui forem nas suas respectivas cidades, procurassem
contatos na mídia (escrita, falada, televisiva) o que for possível de
mídia, e ai sim, relatasse os problemas...

ISTO SIM, CREIO EU, SERIA UMA AÇÃO COM EFETIVIDADE PERANTE UM GIGANTE, QUE
AI SIM IRIA ACORDAR E RESOLVER.

Há, uma lembrança, temos que também nos lembrar, que o PTT-SP é uma espécie
de 'serviço público', vejam, uma espécie... digo pois, faz parte das
premissas do PTT-SP o não fornecimento de SLA ... ou seja, não tem como
confiar e depender piamente do ATM do PTT-SP para funcionar, por aqui, PTTs
para mim é para melhoria de QoE ! 'Economia de banda' é lucro.... quando eu
desativo o PTT-SP em caso de problema (simplesmente down nas sessões com os
rs´s do atmv4), é simples, meu tráfego converge para a TIWS (HA, ontem,
detalhe/informação, não sei pq, mais fato: traçando rota, observei que,
quando 'o problema começou ontem', aproximadamente as 19:30hs, o ggc mudou
para um destes super isp x... blz, so que, analisando alguns dos srv que
estavam servindo conteudo para um video que eu estava vendo no momento  o
r8---sn-ab5e6m7k.c.youtube.com estava saindo e bem 60ms pela OI ! Ate que
nao senti muito impacto nao quando desativei o PTT-SP e fiquei so pela
TIWS+OI.... claro, podia reclamar 'do impacto' de ter quase 100mb a mais
fluindo pelos transitos, quando poderia tar fluindo pela troca no ptt-sp..
o que e habitual no meu as, mas infelizmente, todas as noites, e isto ai...

O que vou fazer ? O que posso: Contribuir com este abaixo assinado (Kurt,
publica ai cara um novo deadline, tipo, mas uns 10 dias para a galera
participar) e tambem organizar internamente alguma campanha em rede social
para divulgação do problema, vou citar os topicos desta lista e procurar
alguma coisa noticiando.

Eu também há algum tempo, já enviei email para a equipe de peering e noc do
google, que não me respondeu (Diferente da equipe de DNS, que me respondeu
prontamente em um problema que tive recentemente)... de qualquer forma, vou
ate reenviar novamente email para os contatos de noc e peering do google,
vou citar isto aqui tambem e fazer minha parte.

Creio que, eu não possa fazer mais que isto.

SDS,
------