[caiu] RES: RES: YouTube travando - testes

Rubens Kuhl rubensk em gmail.com
Terça Maio 14 22:07:06 BRT 2013

2013/5/14 Leonardo Silva <leonardosilva at gmail.com>

> Senhores,
>
> Desculpem minha ignorancia, mais qual seria a largura de banda entre o PIX
> GLBX (aonde youtube Brasil está hospedado) e a estrutura do PTTMetro?

Esse já foi divulgado como sendo de 80 Gbps, e também para chegar nesse
número vendo o tráfego versus cores do Netmap.

> O gargalo não pode estar entre essa comunicação ? Percebi que quando essa
> conexão se aproxima dos 40G é que acontece o desvio do tráfego para acesso
> internacionais.

Agora, a conexão do Google com o switch do PIX GBLX pode ter só 4 portas
10G... e digamos que isso fosse aumentado, não adianta se não houver
capacidade de servidores suficientes para gerar mais tráfego.

Entre esses dois pontos, é bem mais provável não haver servidores
suficientes, em função da dificuldade de ingresso de hardware no Brasil, do
que ser limitação da parte de rede. Espaço de datacenter também pode ser um
limitante, talvez nem caiba mais nada lá.

Estruturas da alta capacidade precisam de um grande número de fatores
contribuintes, dificilmente são limitadas por um único ponto.

Rubens