[caiu] RES: Res: Re: Google fora do ATM

Gustavo Santos gustkiller em gmail.com
Sábado Março 9 12:02:54 BRT 2013

Em resumo, é quando você tem acesso duas sessões BGP e recebe mesmas rotas
das duas sessões. Depois do processo de seleção de rotas ser concluído, uma
rota fica como ativa e outra fica em "stand by". Acontece que o Mikrotik
RouterOS as vezes ( mais do que pode se imaginar), quando ocorre a queda de
uma sessão ou mudança de rota, ele não utiliza a rota standby que se tornou
ativa, mas a rota que deixou de existir. Com caso o problema que deixou a
rota fora, seja de indisponibilidade, o acesso a aquele destino deixa de
funcionar.

Observando a tabela de rotas do RouterOS, você não vai enxergar tudo como
deveria, a rota que estava inativa ficou ativa, entretanto não vai
funcionar. Para resolver, se você estiver com sorte, desativando e
reativando a interface associada a rota antiga, tudo volta a funcionar. Se
estiver sem sorte, só um reboot resolve.

É um bug conhecido e ainda não resolvido.

Gustavo Santos
Analista de Redes
CCNA , MTCNA , MTCRE, MTCINE, JUNCIA-ER