[caiu] Reunindo dossiê de ISPs com má performance p/ YouTube

Edinilson - ATINET edinilson em atinet.com.br
Terça Julho 30 10:34:30 BRT 2013

Enquanto a publicidade, que é o que interessa para o Google, estiver fluindo
bem (como bem reclama o usuário no inicio da reportagem), eles (o Google)
não irão mesmo se mexer.
Se os ISPs brasileiros, através de suas associações e representantes não
demonstrarem claramente para a sociedade isto, seremos eternamente culpados.

Como bem diz o velho ditado popular: "quem cala, consente".

Edinilson
ATINET
Tel Voz: (0xx11) 4412-0876
http://www.atinet.com.br

----- Original Message -----
From: "Kurt Kraut" <listas at kurtkraut.net>
To: "Lista das indisponibilidades da Internet brasileira"
<caiu at eng.registro.br>
Sent: Tuesday, July 30, 2013 10:25 AM
Subject: Re: [caiu]Reunindo dossiê de ISPs com má performance p/ YouTube

Olá,

Não acho que seja esse o nosso caso. O que evidenciei ao Google com meu
dossiê é que em horários de pico diário, o GGC do PTT-SP e da GVT não
aguentam a demanda e servem conteúdo com a performance degradada.

A situação no Brasil é diametralmente oposta ao da matéria gringa: aqui nós
pedimos e oferecemos infraestrutura para que o GGC seja implantado em
múltiplos pontos (ex.: a anos o pessoal do PTT-Campinas luta por isso) e o
Google simplesmente ignora. Recusam qualquer alternativa de "BYOD GGC" e
dificultam propositadamente que dispositivos de cache armazenem os vídeos.
Todos funcionam por meio de workaround/gambiarra.

Enquanto o Google não tiver um outro competidor significativo para o
produto YouTube, enquanto o faturamento dos anúncios estiver bom e enquanto
os usuários continuarem culpando os ISPs em vez do próprio Google pela má
performance, não vejo qualquer indício que o quadro mude. Porque boa
vontade para resolver o problema o Google deixou claro para mim que não tem.

Abraços,

Kurt Kraut