[caiu] Telebrás OFF desde as 14hr

Jorge Augusto jgutors em gmail.com
Quarta Janeiro 16 23:55:29 BRST 2013

Bom,

Particularmente vejo alguns problemas (Muito mais técnicos do que
operacionais ou administrativos):

Já vi pontos de presença deles pararem por diversos motivos:

A)  Rádios: Apesar de "serem" nacionais são muito limitados, cheios de
problemas e bugs.

B)  Os velhos bugs/limitações dos ativos da parte de MPLS (Falando
unicamente da forma/feature que a Telebras usa).

C)  As grandes limitações do fabricante de DWDM que fornece para a Telebras
(Modelo que foi fornecido).

D)  Sem falar que colocaram ativos operando como "roteador" que nem "a pau"
eu colocaria nessa planta e nesse perfil de trafego e serviços (Eu
considero eles como equipamentos de transporte L2 ou L2.5 e não L3 pra
cima).

E) A engenharia de trafego IP é a mesma coisa, toda a saída IP pro mundo é
em DF (TODA).

F) Não existe distribuição de trafego geográfica. Um cliente Telebras em
Floripa quer "falar" com um cliente Telebras em Floripa vai a DF e volta. A
mesma coisa acontece clientes Telebras X Trafego Regional/estadual
destinado aos upstreams da Telebras.

G) Não participa dos principais pontos de troca de trafego (SP, PR, RS e
etc).

H) É uma rede fantasma, ela só existe no mapa.

Sei que um monte de gente vai falar que não é bem assim,
mas tecnicamente pra mim é isso.

Eu considero que a Telebras já fez o seu serviço, quando ela anunciou que
ia voltar ela derrubou os preços de todos os fornecedores.

Certamente ela não vai conseguir um beneficio técnico no mesmo patar que
trouxe a redução dos preços.

Atualmente eu considero a Telebras (Telecom??? ISP???) apenas um monstrinho
gigante que já fez o que papel dela.

Acho que eles nem deveriam ter "subido" essa rede, comprado os equipamentos
e contratado as centenas de aspones.

Se ela ficasse só falando e fazendo babafá pra derrubar os preços e ameaçar
o mercado o beneficio geral seria MAIOR, já que hoje eu, tu, ele, nos, vos
e eles pagamos isso :).

Hugs.