[caiu] Baixo desempenho no teste do Simet

Douglas Fischer fischerdouglas em gmail.com
Sexta Dezembro 27 23:34:20 BRST 2013

Opa Fabricio e equipe do NIC...

Aproveitando o gancho, e emendado em algo que já falo há muito tempo que e
tomou corpo no episódio do rompimento da fibra submarina da Level3:
 - As famigeradas "ROTAS INTERNACIONAIS"...

Na verdade quando eu falo disso, não falo só das rotas internacionais, mas
sim de operadoras tier3(ou até as ditas tier2, ou tier1) que não tem
"trânsito" suficientemente disponível para atender todos seus clientes.

Nesses casos, o primeiro alarme soa quando os usuários reclamam "Tenho um
link de 10Mb e só consigo 32KBps...", e nesses casos nem a regra
Bit_vs_Bytes cola... E se tentar dizer que "é o servidor de onde você está
tentando baixar que não tem banda contratada suficiente" é pedir para tomar
pedrada.

E aí resta os teste da ookla tentando apontar para gringolândia, que a
maioria deve sabe que não são adequados nem tão pouco aceitos pelos
usuários.

SUGESTÕES
---------
1 - Colocar servidores do SIMET lá na gringolândia.
    Preferencialmente nos PTTs da europa e dos EUA.
2 - Criar uma métrica nos SIMET-BOX para medir as
    retransmissões e janelamentos TCP.
    Se possível, separando por ASN de origem.
  2.1 - Sugerir ao BrasilBandaLarga (com muita
       veemência)que implemente essa mesma métrica.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação