[caiu] Problema da Vivo na Baixada Santista

Basilio Rodriguez Perez brperez em carrier.com.br
Quarta Dezembro 11 19:38:56 BRST 2013

Caros,

Não sei se alguém dispõem de informações sobre as causas reais dessa
queda da Vivo durante o dia de hoje, mas obtive algumas informações no
mínimo curiosas.

Aparentemente foi devido a um duplo rompimento na Praia Grande e na Vila
Mariana (será que usam GPS para sincronizar o rompimento)!

Sintomas verificados:
Os telefones da Vivo fixa só falavam com outros telefones da Vivo fixa.
Os celulares da Vivo não falavam com ninguém.
Quem liga-se para um telefone fixo da Vivo, vindo de outra operadora,
dava sempre ocupado.
Quem liga-se para um celular Vivo, vindo de outra operadora, nem
completava a ligação.
Os celulares da Vivo não se conectavam a rede de dados, estavam
totalmente sem Internet.
Quem desliga-se o celular da Vivo e liga-se de novo ficava totalmente
sem rede, como se nem tivesse Chip no aparelho.

Nosso link de dupla abordagem e duplo caminho até duas centrais
diferentes em São Paulo saiu do ar em ambas as "duplas abordagem" de
forma incrivelmente sincronizada !!!! (O GPS para sincronizar o
rompimento deve ter uma precisão impressionante).

Felizmente nossas outras redundâncias não deixaram parar nossos
serviços, só ficamos sem receber ligações de quem não era Vivo fixo.

Recebi uma informação adicional de que algumas pessoas em São Paulo
ficaram sem sinal de TV da Globo e da Bandeirantes através da Vivo TV
que é enviada via satélite pela Media Network via Peru, estiveram sem
esses canais das 09:30 as 15:30hs.
Isso me levou a pensar que a Vivo ficou sem meios de enviar o uplink das
TVs locais para o Peru.

Evidentemente que o que ocorreu foi muito mais sério e grave do que um
simples rompimento de fibra.

Me surpreendeu  a fragilidade do sistema telefônico que ficou sem
contato com as demais operadoras locais.
A Net, a Claro, a Oi e todas as demais operadoras não deveriam ter
Interconexão Classe I em Santos com a Telefonica/Vivo ?

Pois a própria telefonia local ficou fora do ar entre operadoras.

Se alguém tiver algum dado adicional ou puder me ajudar a analisar o que
ocorreu, agradeço.

Basilio R Perez
BCMG Internet